segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Secretaria de Saúde promove ação de conscientização e combate à dengue em Laranjeiras do Sul

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul continua suas ações de prevenção e conscientização no combate à dengue. No sábado, 23, mais uma ação foi realizada, e que contou com mais de 200 participantes. Distribuídos nos bairros Água Verde, Cristo Rei, Presidente Vargas e Centro, voluntários entregaram folhetos com informações sobre o mosquito transmissor e formas de combatê-lo. Os bairros escolhidos para a campanha correspondem as regiões que apresentam maior risco. 

Participaram do arrastão funcionários das Secretarias Municipais, Conselho Municipal de Saúde e diversas entidades, entre elas, ACILS (Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul), Rotary Club, Lions Clube, Interact Clube, UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Uninter, Associação de Moradores do Bairro Cristo Rei, Projeto Zoe, Grupo de Escoteiros Flavio Cossu, Clube Desbravadores e Jornada Jovem (JJ).

“É importante que cada morador faça sua parte e alerte o vizinho para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. A prevenção é a melhor forma de combater o mosquito. Arrastões e outras medidas de eliminação de criadouros são essenciais, mas sem a colaboração da população não serão suficientes para conter o avanço da doença. É responsabilidade de cada munícipe cuidar do seu espaço”, afirmou o secretário de Saúde Valdemir Scarpari. 

Os Agentes de Combate a Endemias e Agentes de Saúde fazem visitas periódicas e, além das atividades de rotina, são responsáveis pelo LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti), que identifica as áreas da cidade com maior infestação do mosquito e os criadouros predominantes. Por meio deste levantamento, são mapeadas as regiões que necessitam de maior cobertura e intensificação das ações de controle e mobilização social.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul