quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Paraná registra aumento de 648% no número de casos de dengue

O Paraná registrou 1.602 casos prováveis de dengue em janeiro de 2019, de acordo com o Ministério da Saúde. Em comparação com o mesmo período em 2018, quando foram registrados 214 casos, o aumento foi de 648,6%. Os dados foram publicados nesta terça-feira (26).

De acordo com os dados, o Paraná teve o terceiro maior aumento entre os estados do país, atrás apenas de Tocantins (1.369%) e São Paulo (1.072,7%).

Segundo o Ministério da Saúde, os casos são chamados "prováveis" porque o diagnóstico de dengue não precisa ser exclusivamente por exame laboratorial, mas também por critério clínico epidemiológico, quando o médico diagnostica o paciente com a doença pelos sintomas e outras questões, como a circulação comprovada do vírus naquela região.

O Brasil registrou um aumento de 149% na comparação do mesmo período. De acordo com o Ministério da Saúde, foram 21.992 casos no ano passado contra 54.777 neste ano.

Segundo o coordenador de Dengue do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, o aumento nos casos alerta para a necessidade de intensificação das ações de eliminação dos focos do Aedes aegypti.

De acordo com o Said, as altas temperaturas, acima das médias históricas, e o aumento no volume das chuvas também influenciaram na maior proliferação do mosquito no verão.

Said disse que a população deve manter práticas simples como não deixar acumular água em recipientes e garrafas.

Apesar do aumento, não houve registro de mortes pela doença no Paraná em 2019.

No país, foram registradas cinco mortes: duas em Goiás e uma nos estados de São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Há outros 23 casos sob investigação no Brasil.


Dados da Sesa
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou mais um boletim sobre a situação da dengue no estado. Dois municípios entraram em alerta de epidemia: Itambé, no norte, e Moreira Sales, no centro-oeste.

Conforme a Sesa, os casos contraídos nos próprios municípios cresceram de 346 para 483 - no comparativo com o boletim da semana anterior. Esses casos estão espalhados em 70 cidades.

No total, somando os casos importados, o Paraná registra 536 casos, ante 391 na semana anterior, ainda de acordo com a secretaria.

Sete municípios tiveram confirmação dos primeiros casos de dengue contraídos na própria cidade. São elas: Santa Izabel do Oeste, Quedas do Iguaçu, Campo Mourão, Icaraíma, Guairacá, Alvorada do Sul e Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul