sexta-feira, dezembro 14, 2018

Moradores de Antonina sofrem com sensação térmica acima dos 55ºC

A sensação térmica em Antonina, no litoral do Paraná, bateu o recorde do estado no ano nesta semana. Desde quarta-feira (12), a cidade registra uma sensação térmica máxima acima dos 55ºC ao longo do dia.

Na tarde de quarta-feira (13) e na manhã desta sexta-feira (14), a sensação chegou a 57ºC, e os moradores da cidade reclamam que está difícil fazer atividades básicas, como trabalhar e dormir.

"Desde a madrugada está quente. Você começa a suar cedo. Não dava pra fazer nada que você já começava a suar, mesmo na sombra", afirmou o pescador Sebastião Traplen.

Quem trabalha ao ar livre sofre ainda mais com o calor. "Nós estamos parando uns trinta minutos de manhã, trinta minutos à tarde, às vezes é preciso tomar um banho nesse intervalo pra dar uma refrescada, pra conseguir voltar à rotina", disse o mestre de obras Francisco de Oliveira.

A sensação térmica na cidade chegou a 57ºC na quarta-feira — Foto: Duany Gomes Pinheiro
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a temperatura oficial nos termômetros chegou a 40,2ºC nestes dias, mas como a umidade relativa do ar está alta, perto dos 50%, a sensação térmica aumenta.

"Quanto maior a umidade e a temperatura, maior a sensação de calor", afirmou o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen. A velocidade dos ventos também impacta na sensação do calor.


Temperatura surpreendente
O calor impressiona até mesmo a arquiteta Joice de Souza, que é de Manaus (AM), cidade conhecida pelas temperaturas altas.

Ela disse que nunca passou tanto calor como nos últimos dias na cidade do litoral paranaense. "Aqui é muito mais calor do que lá. Na hora do almoço eu tenho que ir pra casa tomar uma ducha para me refrescar. Não estou nem conseguindo me concentrar", disse ela.

A temperatura oficial nos termômetros chegou a 40,2ºC nestes dias — Foto: Reprodução/RPC
De acordo com informações do Hospital Municipal Sílvio Bittencourt Linhares, 25% dos atendimentos desde quinta-feira são a pacientes passando mal por causa da alta temperatura.

"São queixas de cansaço, mal estar, pressão baixa, sensação de mais sede e sono excessivo, que estão todos relacionados ao calor", afirma a médica Kahine Jucoski.


Cuidados com o sol
A médica do hospital da cidade aconselha o uso de roupas mais leves e de filtro solar nos dias mais quentes para que os efeitos do calor sejam mais amenos.

"O ideal é que as pessoas se mantenham sempre muito bem hidratadas. Pode ser com água, suco, água de coco, tanto faz", disse a médica.

Ela também recomenda que a dieta seja mais leve nestes dias.


Previsão do tempo
De acordo com o Simepar, as temperaturas devem continuar altas ao longo do fim de semana. No sábado, a temperatura máxima prevista é de 39ºC.


Via G1 PR

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul