A Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias de Agricultura, Educação e o Lions Clube de Laranjeiras do Sul, lançaram no início do ano letivo de 2018, o Projeto “Crotalária”, que tem por objetivo promover o estímulo do aumento da população de predadores naturais de larvas e do mosquito Aedes aegypti. Com o intenção de sensibilizar a comunidade escolar, o projeto foi desenvolvido com as crianças, despertando neles, os valores positivos e a responsabilidade de cada um.
A Prefeitura em parceria com o Lions Clube fez a aquisição das sementes que serviram de base ao projeto. As sementes foram acondicionadas em sacos personalizados contendo informações prévias de plantio e distribuídas aos alunos. Os educadores tiveram a liberdade de criarem atividades voltadas ao tema bem como a elaboração do concurso que estimulou o empenho e aprendizado das turmas conforme sua faixa etária. Já a Vigilância Epidemiológica acompanhou as atividades com orientações e fomentando a importância do controle biológico estratégico como forma de prevenir a doença.
Na quinta-feira, 27, o concurso foi encerrado, onde na oportunidade todos os alunos que participaram receberam um certificado e os quatro melhores, foram premiados com um Tablet. Os premiados foram os seguintes:
-Jonas Zalunski Rober, da Escola Raquel de Queiroz do Passo Liso
-Bernardo Kock, da Escola Aluisio Maier
-Gabriel Consorte, da Escola José Bonifácio
-Ana Clara Zapieski, da Escola Leocádio José Correa
CROTALÁRIA
A Crotalária tem uma flor amarela, parecida com a canola, e pode ser cultivada no jardim, vasos ou onde quiser. Quando floresce, a planta atrai insetos, entre eles uma libélula que deposita seus ovos na mesma água que o mosquito. As larvas da libélula devoram as larvas dos mosquitos e os próprios mosquitos adultos.
Comentários