terça-feira, agosto 28, 2018

Laranjeiras do Sul:População adere a Teste Rápido de Hepatites virais, HIV e Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizou no sábado (25), Testes Rápidos para detecção do vírus de Hepatites ”B” e “C”, HIV e Sífilis. O teste foi realizado durante todo o dia na Unidade de Saúde da Barão do Rio Branco e faz parte das atividades voltadas à Saúde do Homem, em Laranjeiras do Sul. Mais de 600 testes foram realizados durante o evento. 

“Esta ação serve para mostrar aos laranjeirenses que a prevenção é o melhor remédio contra doenças sexualmente transmissíveis”, destacou o secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari. Durante a ação, a equipe também informou que são realizados testes gratuitos em todas as unidades de saúde, com resultados rápidos e seguros. “Quem perdeu a oportunidade de sábado, pode fazer o teste rápido de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde, sem a necessidade de agendamento. Gostaria de parabenizar todos os homens que preocupados com a saúde participaram desta ação”, finalizou Scarpari. 

Prevenção
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
• Usar preservativo em todas as relações sexuais (oral, vaginal e anal); 
• Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; 
• Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure; 
• Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas; 
• Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas.

Vacinação 
A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para todas as pessoas até 59 anos de idade. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto e está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS). Não existe ainda vacina contra Hepatite C, sendo as medidas acima as únicas medidas comprovadas de prevenção e o tratamento como proposta de cura.

NÚMEROS EM LARANJEIRAS DO SUL
De acordo com dados epidemiológicos, de 2001 a 2018 Laranjeiras do Sul tem registrado 93 casos de AIDS, 28 de HIV em gestantes, 154 de hepatites virais, 74 de sífilis adquirida e 21 casos de Sífilis em gestante.  

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul