sexta-feira, julho 27, 2018

9ª Conferência do CMDCA em Rio Bonito do Iguaçu discute a proteção integral e enfrentamento da violência infantil e adolescência

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece desde a manhã desta quarta-feira, 25, no Centro de Formação em Rio Bonito do Iguaçu, reunindo profissionais da assistência social, Conselho Tutelar e sociedade civil em geral.

Neste ano com o tema nacional “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, o evento foi marcado pela palestra da assistente social Luciane Martini, da cidade de Cascavel. Ela é profissional do Sesc e professora do curso de Assistência Social do Grupo Educacional Itecne.

A escolha desse tema central da Conferência foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos  previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

Após três décadas desde a garantia dos direitos das crianças e adolescentes se tornou prioridade absoluta no Brasil, é um trabalho constante o combate a possíveis retrocessos e a busca para que essa população tenha cada vez mais políticas que assegurem acesso a seus direitos e a efetiva proteção integral.

Segundo a assistente Luciane, os temas da violência do bullyng são os que estão em evidência. “É nosso objetivo chamar a atenção nessa conferência a questão do bulliyng, que é o que vivenciamos neste momento. O bullyng tanto causa suicídio como todo mundo está acompanhando aí nas redes sociais e na mídia, mas também hoje ele é o grande causador da criança não estar freqüentando a escola, de todos os problemas psicológicos e também de convivência. Além da questão social dos direitos da criança e adolescente, também é fazer uma abordagem com relação a isso e chamar a atenção da população e dos participantes pra que a gente possa pensar juntos em alguma alternativa de enfrentamento a este problema que está atingindo a todos os municípios, independente do tamanho, é um problema grave e o nosso foco seria esse no dias de hoje”, explica a assistente social.

Parceria com a Assistência Social

Luciane contou que em 2011 já trabalhou em conjunto com a Assistência Social em Rio Bonito do Iguaçu. “Nesse ano deu certo pra que a gente pudesse retornar aqui no município e fazer uma parceria muito forte, pois já temos um elo de ligação e percebe o quanto a secretaria daqui é atuante tanto na área da criança e do adolescente, do idoso e da família e também como uma extensão do trabalho que já vem sendo desenvolvido” disse Luciane.

A secretária municipal de Assistência Social, Solange Dal ‘Soglio explica que além da palestra, a 9ª Conferência também definiu os novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) que tão mandato nos próximos três anos. Até então, a presidente do CMDCA era a senhora Lisabete Telles Ziemmiczak. A lista completa dos novos conselheiros será divulgada em breve.

“Com a indicação dos novos conselheiros e a contribuição especial da palestrante Luciane Martini de Cascavel, vários eixos foram discutidos sobre como será o futuro da proteção da criança e adolescência em nosso município, com apresentação de novas idéias e propostas com a participação da sociedade a partir da política da assistência social”, finaliza Solange.

Também participaram da abertura da 9ª Conferência o secretário de administração, Moacir Dorigoni, o vereador Irineu Camilo representando a Câmara, o padre Sebastião (Paróquia Santo Antônio de Pádua), o assistente social Cleverson Ultchak, o psicólogo da assistência, Douglas Castanha, demais funcionários da secretaria, conselheiros tutelares, entre outros.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul