segunda-feira, março 12, 2018

Proteção de fontes gera qualidade de vida aos agricultores de Saudade do Iguaçu

A Secretaria de Meio Ambiente do município de Saudade do Iguaçu iniciou em 2017 o programa de “Proteção de Fontes” com a finalidade de resolver o problema da falta de água em muitas propriedades rurais e proporcionar melhor qualidade de vida para os agricultores. De acordo com o secretário Leonildo Dalló, os resultados até o momento são satisfatórios e para 2018 o programa deverá atender mais um grande número de famílias inscritas. “Em 2017 conseguimos atender um total de 25 propriedades com o programa e temos ainda aproximadamente 60 inscritos para ser atendidos. Pedimos a compreensão dos nossos agricultores, pois é um trabalho demorado e aos poucos tenho certeza que todos os inscritos serão atendidos com o programa”, disse o secretário.

As propriedades que foram atendidas e que tinham dificuldades com falta de água, de acordo com o secretário, tiveram o problema solucionado. “Com a implantação do programa, percebemos que houve uma diminuição considerável na perfuração de poços artesianos, o que também contribui em muito com o meio ambiente. Fizemos um levantamento, onde constatamos que a cada 30 fontes recuperadas e protegidas, é um poço artesiano a menos que não precisa ser perfurado, e o meio ambiente agradece”, disse ele.

Segundo o prefeito Mauro Cenci, as propriedades onde as proteções foram executadas tinham um histórico de sérios problemas de falta de água, mas o problema foi sanado. “Estamos sempre em busca de atender aos nossos produtores rurais, seja por meio de máquinas, ou outras maneiras para sua qualidade de vida. Após a recuperação dessas fontes, notamos que a vazão aumentou consideravelmente e tudo indica que não terão mais problemas com abastecimento de água”, destacou o prefeito.

Diante dos resultados positivos apresentados pelo programa, o prefeito Mauro Cenci já deu aval à Secretaria de Meio Ambiente para que neste ano de 2018, o programa tenha continuidade e seja ampliado, para atender o maior número possível de propriedades em Saudade do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul