sábado, fevereiro 24, 2018

Emater faz consulta pública no Programa Microbacias em Rio Bonito do Iguaçu


O Instituto Emater – Unidade Municipal de Rio Bonito do Iguaçu - em parceria com o Governo Municipal, realizou no último dia 21 de fevereiro, na comunidade de Pinhalzinho, uma reunião de Consulta Pública para implementação do Programa Microbacias no município.

O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias – Programa Microbacias é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e executado pela Emater e Prefeitura Municipal, cujo objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva das terras com base na gestão de microbacias hidrográficas.

Entende-se por Microbacia Hidrográfica uma região delimitada por um rio, seus afluentes e suas áreas de contribuição pluviométrica, ou seja, áreas que recebem, infiltram e escoam as águas das chuvas. Em Rio Bonito do Iguaçu esses limites estão definidos pelos rios Crim e Lambari que compõem a Microbacia do Rio Crim drenando uma área de 5.310,81 hectares.

O Programa prevê apoio para adoção de práticas conservacionistas de solo e água como terraceamento e plantio direto em bases técnicas, aquisição de máquinas e equipamentos para melhoria do manejo do solo, aquisição de materiais para proteção de mananciais e fontes, captação e armazenamento de água, saneamento doméstico e aquisição de insumos para melhoria da fertilidade do solo. Para aquisição de máquinas, equipamentos e insumos o produtor deverá possuir práticas conservacionistas na propriedade. Serão beneficiadas pelo Programa 32 famílias que participaram da Consulta Pública.

A Reunião contou com a presença de autoridades estaduais representadas pelo Chefe do Núcleo da SEAB, Valdemir Alves Almeida e pelo Gerente Regional do Instituto Emater, Deomar Marcos Fracasso; da Administração Municipal representada pelo Secretário Municipal de Agricultura Davi Canossa; do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Valdecir de Azevedo e pelo responsável regional do Programa Microbacias Emerson Gerstemberger.

De acordo com Joelcio Vigolo, Engenheiro Agrônomo do Instituto Emater e responsável pelo Programa no município,o primeiro passo de implementação se deu com a formação do Grupo Gestor Municipal ocorrido no último dia 8 de fevereiro, seguido pela aprovação por unanimidade dos agricultores da microbacia presentes na Reunião de Consulta Pública. As próximas etapas envolvem o diagnóstico de cada propriedade, definição das ações a serem apoiadas, encaminhamento das demandas e orientação técnica aos agricultores.

Assessoria Comunicação RBI

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul