segunda-feira, novembro 27, 2017

Guaraniaçu:Novembro é o mês de esclarecimento sobre o câncer de próstata.

Novembro Azul chama atenção dos homens para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A Campanha Novembro Azul intensifica neste mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. No geral, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens.

A ação, que atualmente é comemorada em todo o mundo, teve início na Austrália. É uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O Município realizou o “Dia D” e reuniu um grande número de homens em busca do atendimento preventivo. As ações foram concentradas no Centro Municipal de Saúde. O prefeito Osmário Portela esteve acompanhando as atividades e aproveitou a oportunidade para também realizar os exames.

O secretário de Saúde Wanderlei Portela, lembrou que estudos apontam que o câncer de próstata é o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer nos homens. Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1.201.619 novos casos e 335.643 óbitos são previstos no mundo pela doença, o que corresponde ao aumento em relação ao ano de 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente.

No Brasil, a estimativa para este ano é de 61.200 casos novos e cerca de 13.772 óbitos (Segundo tumor que mais mata os homens. O primeiro é o câncer de pulmão). É o câncer mais comum no Brasil (excluindo-se os cânceres de pele) e representa cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade.

Vários estudos sugerem que maus hábitos alimentares, como uma dieta rica em gordura e proteína de origem animal, alimentos industrializados, enlatados, adocicados e embutidos artificialmente conservados elevam os índices de substâncias potencialmente cancerígenas no organismo, como a nitrosamina e o IGF, que é um fator similar à insulina, com propriedades estimuladoras do crescimento de células tumorais.

A obesidade e o sedentarismo igualmente aumentam os riscos. Portanto, uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas, grãos e peixes, além da prática regular de atividades físicas e manutenção do peso ideal, seriam as principais medidas preventivas.

As ações seguem até o final do mês e quem ainda não compareceu para realizar os exames, deve procurar o Centro Municipal de Saúde para assim o fazê-lo.
Via Assessoria

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul