segunda-feira, novembro 27, 2017

Ciclista paranaense pedala a mais de 200 km/h na BR 277 e tenta registro no Guinness

O ciclista paranaense Evandro Portela atingiu a marca de 202 km/h pedalando na manhã deste domingo, na BR-277, entre Curitiba e São José dos Pinhais. O feito foi obtido por ele aconteceu pedalando no vácuo de um carro preparado. A avaliação pelos juízes do Guinness Book será feita de forma online após a coleta de todos os dados e imagens.

- É uma emoção muito grande, um sonho conquistado e um grande desafio. Não foi fácil, enfrentei um vento contra de 20 km/h, que dificultou muito a minha progressão de velocidade. Quando estava em 190 km/h já não enxergava mais nada, a roda traseira já estava no ar, mas consegui controlar a bike e manter, contou ele via assessoria de imprensa.

ara atingir a marca, Evandro iniciou pedalando até 50 km/h, quando entrou no vácuo do carro e aceleraram até chegar à velocidade final em uma distância de 11 quilômetros. O desafio foi homologado pela Associação de Comissários de Ciclismo do Paraná. O carro, preparado para a ocasião, foi um Subaru WRX 4X4 350 CV turbo, pilotado por um motorista com experiência em alta velocidade, estruturado com uma carenagem de acrílico que criou o vácuo, quebrando a barreira do vento.

O equipamento de Evandro também foi especialmente preparado para a ocasião. Todos os rolamentos da bicicleta são de cerâmica, que não têm atrito e suportam velocidades maiores. A roda da frente é de alumínio, mais pesada e, portanto, mais estável do que uma de carbono. Os raios da roda traseira são achatados e oferecem pouca resistência com o ar.

Evandro Portela foi ciclista profissional nas 1990 e 2000, somando cinco circuitos europeus, entre elas, foi campeão do Tour Del Leste da França, em 1997; 3º colocado geral da Vuelta a Madri 1997 e cinco vezes campeão geral na Volta de Santa Catarina. Atualmente ele se dedica a provas de velocidade extrema e treina cerca de 800 km por semana.

Via G1PR

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul