Pular para o conteúdo principal

Após fim da estiagem, área plantada de soja chega a 66% no Paraná

Após o término da estiagem no fim de setembro, a área plantada de soja no Paraná chegou a 66% dos 5,4 milhões de hectares previstos, conforme relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), divulgado na quinta-feira (26).

O plantio está liberado no estado desde 11 de setembro, mas, devido ao clima seco, o solo não estava bom para ser semeado, explica Marcelo Garrido Moreira, economista do Deral.

"Apesar desse pequeno contratempo nos primeiros 20 dias, com o retorno das chuvas os produtores conseguiram compensar o atraso", afirma.

No mesmo período do ano passado, 60% da área prevista para a oleaginosa estava plantada. O plantio da safra anterior começou mais tarde – em 20 de setembro.

Com o baixo preço do milho, muitos produtores optaram por plantar soja. Segundo o economista, isso explica o aumento de 3% na área total que deve ser plantada da oleaginosa. A expectativa de produção, no entanto, teve redução de 1% e deve chegar a 19,5 milhões de toneladas de soja, conforme o Deral.

De acordo com Moreira, a expectativa de produção neste ano é uma confirmação que esse é o patamar normal de produtividade no estado. "É uma grande safra 19,5 milhões de toneladas", destaca o economista.

Ele conta ainda que o maior volume de plantio no estado ocorre nos meses de outubro e novembro, embora seja permitido fazer até 31 de dezembro.

"A gente tem previsão de clima mais seco em novembro. Nada que preocupe. Talvez ocorra algo pontualmente em alguma região, mas não deve mexer muito nos números", diz Moreira.

Milho
O cultivo de milho perdeu espaço para a soja nesta safra. Esse movimento é encarado pelo economista como uma estratégia dos produtores. "Essa área que vai diminuindo agora, aumenta na segunda safra. É um deslocamento de produção", avalia.

No estado, 90% da área prevista foi plantada. A região centro-sul do Paraná ainda não plantou, conforme o Deral. Os maiores produtores estão em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Guarapuava, na região central, e Curitiba.

O milho deve atingir, segundo o governo, área total de 338,4 mil hectares – 34% menor que no ano passado. A queda na produção é calculada pelo governo em 38%, chegando a 3,1 milhões de toneladas.

Via G1PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.