sexta-feira, outubro 27, 2017

A arte cênica está no palco em Laranjeiras do Sul

Marias, um drama que leva para o palco o combate à violência contra a mulher, de autoria, direção e interpretação de Duda Roth deu a largada à I Mostra de Teatro de Laranjeiras do Sul. O evento começou na quarta (25) e segue até o sábado (28).
Na quinta feira (26), após uma oficina de palhaço ministrada por integrantes do Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul (TULS), foi a vez da peça A Luz da Bailarina, um teatro de sombras desenvolvido por um projeto interno do Centro da Juventude, que foi encenado no auditório da instituição.  
A realização da Mostra é do TULS e Universidade Federal da Fronteira Sul com apoios institucionais da Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, Núcleo Regional de Educação, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Cultura e comunidade.
Na mesa de abertura, a presidente do TULS, Thais Ramos, disse que realizar a primeira mostra de teatro de um município que completa 71 anos é um orgulho para a companhia. “Estamos muito orgulhos de fazer história em Laranjeiras, principalmente por ser uma entidade que surge do desejo da comunidade, apoiada e reconhecida por esta que inclusive colabora materialmente conosco”, disse Thais, ressaltando ainda a gratuidade das oficinas ofertadas pelo TULS nas escolas e para novos integrantes.
O diretor adjunto de Cultura da UFFS, Martinho Machado Junior, disse que a parceria UFFS e TULS ocorre pelos objetivos em comum. “O TULS desenvolve um trabalho de arte popular. É nesse sentido que as parcerias institucionais se complementam, pois a UFFS têm como prioridade a oferta de ensino popular, gratuito e de qualidade”.
O chefe do NRE, Lidio dos Santos, ressaltou que a entidade que representa está de portas abertas para projetos saudáveis e importantes como os que o TULS vem realizando.
Já, o secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Everson Mesquita, que representou o prefeito Berto Silva, disse reconhecer que a cultura não tem sido prioridade no município, mas que está na pauta da atual gestão. Como confirmação de interesse concreto ressaltou um recurso de R$ 250 mil, viabilizados recentemente pelo prefeito, em Brasília, para readequação do Cine Teatro Iguassu.

PROGRAMAÇÃO

A Mostra tem apresentações teatrais acontecendo até o próximo sábado. Além das já mencionadas no  texto acima, também acontecem as seguintes produções:
Nesta sexta (27) às 15h, A Nossa La Mancha, no auditório da Escola Técnica no Jabuticabal (próximo à Escola Aluísio Mayer), e às 19h, Jubileu e Romieta no auditório do Colégio Laranjeiras.
No sábado (28) às 16h, O Médico e o Monstro, no auditório do Colégio Laranjeiras, e a noite, 20h, o musical Fronteiras com o coral da UTFPR encerra a série de apresentações, no Cine Teatro Iguaçu (o público deve retirar ingressos com antecedência na panificadora do Moisés ou na Farmácia Santa Teresinha da XV para esta peça).
A Mostra se encerra oficialmente no domingo, das 9h às 12h, com uma oficina de Técnica Vocal, que será ministrada pela maestrina Priscilla Prueter, para inscritos, no Centro da Juventude.

Via RSN

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul