sexta-feira, maio 12, 2017

Saudade do Iguaçu:Agricultura inicia preparações para Dia de Campo

 A Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu iniciou no dia 08 de maio as atividades no campo demonstrativo para a realização de um Dia de Campo que ocorrerá no mês de Agosto deste ano, com data ainda à ser confirmada. O evento, segundo os organizadores, abordará a importância da adubação verde nas áreas agricultáveis e diferentes pastagens de inverno disponíveis para a nossa região. “Este tipo de evento traz a oportunidade para os agricultores observar e comparar as diferentes tecnologias de sementes e manejos relacionados à conservação e utilização do solo. Serão mostrados 27 materiais genéticos indicados e mais utilizados no município, entre aveias, azevéns, trevos, etc, além de consorciação de algumas espécies forrageiras ou de cobertura”, comentou o prefeito municipal Mauro Cenci.
            A técnica de consorciação, conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura, é a utilização de duas ou mais espécies de planta em uma mesma área, processo qual traz o sinergismo como principal objetivo, ou seja, a soma das qualidades de duas ou mais plantas para um bem maior, que no caso é a conservação e/ou manejo correto do solo. O Dia de Campo pretende mostrar também aos bovinocultores os materiais disponíveis para a alimentação do gado no período de inverno, auxiliando, desta forma, as futuras tomadas de decisões na atividade, principalmente na área da bovinocultura leiteira, a qual é um dos principais pilares da economia municipal.
           “Neste primeiro momento os técnicos da Secretaria de Agricultura estão empenhados no preparo do terreno, adquirido pela Administração Municipal ainda no ano de 2016 localizado ao lado da rodovia que liga Saudade do Iguaçu ao municípios de Sulina, São João e Chopinzinho”, frisou o prefeito. No local foi realizado a gradagem do terreno, recolhido as pedras, feito a adubação de correção, demarcação das parcelas, abertura de covas para o plantio de sementes, semeadura, cobertura das covas, enfim, todo o processo necessário para a preparação do local, sendo que este processo precisa ser realizado de formas manual para que se tenha uma qualidade maior na preparação e condução dos campos experimentais.
              A iniciativa do Dia de Campo partiu dos técnicos da Secretaria de Agricultura, com o apoio do secretário Jurandir Bitencourt e do prefeito Mauro Cenci.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul