segunda-feira, dezembro 19, 2016

Laranjeiras do Sul - Hospital São Lucas amplia e reforma sua estrutura


Quem passa na rua XV de Novembro, esquina com a Diogo Pinto, em Laranjeiras do Sul, se depara com a etapa final de uma obra imponente. O antigo Hospital São Lucas, com quase 50 anos de história, vai aos poucos se transformando no Centro Médico Hospitalar São Lucas.


 A nova e moderna estrutura fará jus ao novo conceito que norteia a entidade. Um espaço que pratica medicina de qualidade, levando conforto, atendimento e confiança aos pacientes. A diretora administrativa, Arlini Musse, destaca que cerca de 70% das obras estão concluídas.

Obras

Além das novas fachadas, foram reformadas e ampliadas as salas de recepção do SUS e de pronto atendimento, esta última com a capacidade aumentada de três para sete leitos. As salas de espera e observação também estão de cara nova. Novos consultórios médicos foram construídos e os antigos foram ampliados e remodelados. Quem precisar fazer Raio X será atendido numa sala nova e maior e o principal: a partir de agora o São Lucas tem Raio X digital. Consultas conveniadas e particulares também terão uma ampla sala de espera. “Nossa previsão é entregar tudo em fevereiro, para a população de Laranjeiras do Sul e região”, adianta Arlini.

Até agora o hospital investiu cerca de R$ 600 mil nas obras, tudo com recurso próprio. “Como entidade filantrópica, nosso dever é devolver à sociedade tudo aquilo que pudermos e com um planejamento sério e disciplinado, finalmente estamos podendo fazer isso”, conta. A ampliação do atendimento, bem como a implantação de outras especialidades com a contratação de mais médicos estão sendo discutidas pela diretoria para 2017.

Profissionais
Quando se trata de alterar um hospital tudo deve ser feito dentro da normas RDC-50 que rege o setor de construção em saúde. O arquiteto Fabiano Marchi, da Arq. Saúde, arquitetura hospitalar, foi quem projetou as obras para que ficassem de acordo com as normas. A execução e o acompanhamento coube ao engenheiro civil Lucas Yamazaki. Já o escritório responsável pela projeto arquitetônico da área interna foi o DCA Arquitetura de Laranjeiras do Sul. 


A arquiteta Claudia Dallastra explica que o conceito visou preparar uma iluminação aconchegante e ao mesmo tempo sustentável, tudo em led. “As pessoas que vão ao hospital, em geral, não estão se sentindo bem. Por isso o ambiente, o revestimento e a decoração foram pensados para trazer acolhimento, bem estar”. 

Para a arquiteta Ana Paula Boeira, as cores suaves como o bege e o branco fazem contraste com a decoração mais colorida. “Nossa ideia foi criar um ambiente menos apático, onde a cor está nos detalhes do projeto trazendo mais alegria aos pacientes e funcionários”, salienta Ana Paula. Em resumo: o São Lucas será o maior e o melhor Centro Médico Hospitalar da Cantu.

Nenhum comentário: