O Procon do Paraná, departamento vinculado à Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, notificou os bancos do estado por não fornecerem informações aos clientes a respeito do fechamento de agências em horários alternativos, retiradas de caixas automáticos, diminuição de horários para saques e realização de outras operações em terminais de autoatendimento.
As instituições têm adotado estas medidas por causa das ocorrências de explosões de caixas eletrônicos por assaltantes. Segundo o órgão, bancos de todo o estado têm sofrido com o problema e mudado horários e disponibilização de serviços em decorrência da violência.
Porém, em muitos casos, os clientes não são avisados sobre as mudanças. Agora, os bancos terão dez dias para se manifestar sobre a notificação do Procon e para fornecer informações sobre caixas desativados e outras mudanças realizadas nos últimos meses.
De acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, “o problema que levou à investigação é a falta de informações por parte dos bancos quanto à alternativas para a realização das operações bancárias, da possibilidade de utilização do serviço em endereços próximos e também a ausência de uma campanha educativa que minimize os prejuízos causados aos consumidores”.
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