sexta-feira, julho 01, 2016

Laranjeiras do Sul - 42 Meses que marcaram a História

                     
Laranjeiras do Sul certamente vive hoje o melhor momento de sua história, graças a competência de seu governo, o comprometimento com a sua população e sua capacidade em fazer gestão pública. Reconhecido nacionalmente, tornou-se referência em diversos programas e projetos, buscando construir uma cidade em plena construção social, econômica e urbanística e, isso, não só em seu centro econômico, mas em todos os bairros é possível ver atuação “viva” da administração municipal.

Uma administração comprometida não só com o tempo de sua gestão – mas com o futuro, investindo em áreas essenciais, como educação, saúde, infraestrutura e emprego e renda. Hoje, colhemos os frutos dos trabalhos desenvolvidos com competência, excelência, que teve o seu início em 2013. Sendo planejado com cautela, buscando parceiros reconhecidos em nível nacional - como Sebrae e UFFS, para que fosse possível preparar Laranjeiras do Sul para receber um desenvolvimento perene, construindo uma cidade com potencial, resgatando por completo sua cidadania. Sabendo que um município não vive somente de obras, mas sim, de respeito com seus munícipes, com seus servidores, enfim, com a sociedade organizada e todas as classes representativas.

RESPEITO À SAÚDE

                            
A qualidade de vida de nossos munícipes foi priorizada, principalmente com a promoção da estrutura de saúde e a melhora no seu atendimento. Integrando-se com ações sustentáveis e atendimento qualificado, nosso município deu um salto de qualidade, focando-se sempre no bem-estar da população.

Como referência deste trabalho, a administração municipal inaugurou a maior e mais bem estruturada Unidade de Saúde da Família do interior do Paraná e, não seria humildade alguma destacá-la como uma das melhores do Estado. A unidade possui 720 metros quadrados e recebeu mais de R$ 1,5 milhão de investimento em parceria com o Governo do Estado. O novo espaço potencializará os atendimentos de atenção primária e ofertará também procedimentos especializados, referência para a região e para o Paraná.

Destaque também para as Unidades de Saúde que receberam reformas, dentre elas podemos citar, a Unidade Básica de Saúde do Cristo Rei, o Centro Bucal e a Unidade de Saúde da Família São Francisco. E, a construção de mais duas Unidades, Monte Castelo e Jardim Iguaçu. Somamos a isso as atividades de promoção, prevenção e recuperação em saúde, a administração municipal, por intermédio da secretaria de saúde, realiza programas especiais para a criança, a mulher, o homem e a melhor idade, com atendimento acolhedor, humanizado e integral do cidadão laranjeirense.

EDUCAÇÃO É O NOSSO FUTURO

                                 
 Os investimentos realizados e os que vêm sendo feitos em todas as áreas são de suma importância para todo o município e sua população, mas o compromisso com o futuro se dá principalmente com a educação. A administração municipal priorizou as reformas de todas as escolas municipais, pensando na melhor qualidade estrutural para alunos e professores, bem como, em sua segurança, com a execução de projetos de prevenção de incêndio. Acrescentando que estão em fase de conclusão duas novas escolas, a primeira escola do Campo em Laranjeiras do Sul, no Assentamento 8 de Junho, e no Santo Antônio de Pádua, oferecendo condições para o ensino de boa qualidade, valorizando os professores e propiciando a formação de cidadãos preparados para uma sociedade competitiva.

Em três anos e meio a administração municipal elevou o padrão de qualidade educacional, pois paralelo às obras de melhoria da infraestrutura escolar, ao fortalecimento das ações pedagógicas, aos programas de capacitação, tornou a alimentação escolar um assunto de suma importância. Mais de 5.315 refeições são servidas diariamente, o cardápio é desenvolvido pelo Setor de Nutrição que propõe diversas opções para as crianças e tem uma ótima aceitação, toda essa atenção e cuidado reverte-se no atendimento de 4.115 alunos.

INFRAESTRUTURA, A SUSTENTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO
                                     
Certamente Laranjeiras do Sul é uma das principais cidades do interior do Paraná, referência nacional em vários setores da economia e políticas públicas. Este crescimento precisa ser amparado por uma estrutura urbana que lhe dê sustentação, esta preparação envolve pesados investimentos em infraestrutura, com destaque para o Projeto Tapete Preto, o maior e mais audacioso plano de pavimentação da história do município.

Por intermédio do projeto Tapete Preto estão sendo pavimentadas dezenas de ruas com serviços de drenagem e urbanização de passeios, rede de esgoto, adaptação às normas de acessibilidade física, com área pavimentada com asfalto, de aproximadamente 174 mil metros quadrados, além de calçamento.

                               
A Avenida Santos Dumont, um antigo sonho da população, já é realidade. Faltando apenas o trecho II, para ser finalizado, possibilitando melhores condições de trânsito, além de oferecer condições seguras de trafegabilidade aos pedestres. Sendo a via urbana que trará o desenvolvimento econômico sustentável para bairros e localidades do município antes sem amparo, ou condições de expansões, tornando o investimento nestas localidades um alternativa viável e com retorno financeiro garantido.

Para ser uma cidade sustentável, Laranjeiras do Sul precisava ser ambientalmente correta e caminhou para isso, implantando a coleta seletiva de lixo, denominado "Lixo Reciclável". A iniciativa visou adequar Laranjeiras do Sul a nova legislação ambiental que proíbe entre outras coisas a existência de lixões a céu aberto. O trabalho continua com a arborização urbana e na construção de espaços ambientais de lazer.

TERRA DE OPORTUNIDADES

                                    
A prefeitura de Laranjeiras do Sul hoje é um exemplo de boa gestão pública para outros municípios do estado e até do Brasil quando se trata de facilitar a vida dos empreendedores de pequenos negócios.

Desde que as portas da Sala do Empreendedor foram abertas, no início de 2013, o número de empresas cresceu no município, passando de 1.636 para 2.997 no final de 2015, um aumento em torno de 80%. Já as inscrições dos microempreendedores individuais (MEIs) tiveram um salto de 286%, indo de 305 para 1.180 formalizados.

Os resultados são frutos de um projeto amplo e continuado, denominado “Laranjeiras: Terra de Oportunidades. Essa ação levou a prefeita Sirlene Svartz ao título de Vencedora Nacional da 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria “Desburocratização e Formalização”.

Uma política pública clara de apoio ao setor dos pequenos negócios, que não atua só na desburocratização, mas também na implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em sua íntegra. Hoje a administração municipal pode afirmar que atende, de forma unificada e desburocratizada, o seu empreendedor.

É POSSÍVEL

A administração municipal de Laranjeiras do Sul trouxe um propósito de gestão, voltada principalmente ao desenvolvimento sustentável dentro de eixos principais – saúde, educação, infraestrutura e emprego e renda. Provando em 42 meses que se pode transformar a realidade de nosso município, com competência, sustentabilidade e idoneidade para com seus eleitores, respeitando os princípios eleitorais e a democracia. Laranjeiras hoje está preparada para receber um futuro promissor e comprometida com a economia local e seus munícipes.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE