quarta-feira, julho 01, 2015

Dia de campo apresenta resultados do Projeto de Piscicultura

O Projeto de Piscicultura implantado pela Prefeitura em 2013 já está trazendo muitos benefícios aos produtores. Para apresentar os resultados, a Secretaria de Agropecuária em parceria da ADEOP (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná), promoveu um dia de campo com piscicultores do Assentamento São José e membros de outras comunidades. O Prefeito Emerson Julio Ribeiro esteve participando das atividades juntamente do presidente da Câmara Municipal, Alcione Félix, e do Secretário de Agropecuária, Clidisnei Ribeiro.
O encontro técnico realizado em uma unidade demonstrativa, localizada na propriedade do piscicultor Antônio Cordeiro, contou com palestras sobre temas da qualidade dos alevinos e da água, a nutrição, o manejo e a sanidade dos peixes.
Os participantes também puderam visitar os viveiros escavados do projeto de piscicultura, apreciar a exposição de equipamentos utilizados no cultivo de peixes, como também verificar os resultados da primeira produção.
De acordo com o técnico em agropecuária, Valmir de Souza, além do trabalho realizado na unidade demonstrativa, outros 10 produtores foram beneficiados com o projeto que inclui a construção de viveiros escavados e o acompanhamento técnico como monitoramento, biometria, análise sanitária dos peixes e todo o suporte necessário com a produção e custos gerados aos piscicultores.
“Trabalhamos pelo período de 7 meses utilizando todas as ferramentas necessárias para a prática da piscicultura. Conseguimos uma conversão alimentar de 1 quilo de ração para 1 quilo de peixe, o que é um resultado excelente, produzido com base em estimativas através das biometrias que fazemos”, explicou Valmir.
O Prefeito Emerson disse que o projeto é exemplo para os municípios da região em termos de eficiência e de sustentabilidade. “Estamos vendo um projeto que deu certo, que foi idealizado e construído por nós. Hoje podemos se alimentar dos frutos deste trabalho, que teve a participação da comunidade. Para nós é muito gratificante chegar na comunidade e ver a satisfação dos produtores”, disse.
Meta
Além do Assentamento São José, a Secretaria de Agropecuária pretende beneficiar com o projeto as demais comunidades rurais do município. As próximas comunidades a serem beneficiadas, conforme definido no CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), são Nossa Senhora de Fátima e Potreirinho.

Setor de Comunicação do Município de Reserva do Iguaçu

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul