quarta-feira, junho 10, 2015

Espigão Alto do Iguaçu - Programa do CRAS promove indígenas a terem direitos básicos.


Roberto Coronel nasceu há 53 anos e até os dias de hoje seu nome não havia sido registrado em lugar algum. Ele é morador da Aldeia Pinhal, Rio das Cobras, no município de Espigão Alto do Iguaçu. Através de um Programa Federal desenvolvido no município pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em conjunto com o Cartório de Espigão agora está registrado.
O programa desenvolvido pelo IRPEN (Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná) com o Cartório local já havia registrado 200 indígenas até o dia 23 de maio, 196 registros de nascimento e pelo menos 4 casamentos.
O governo deseja com isso dar atenção às comunidades indígenas para as mesmas terem a oportunidade de gozar dos mesmos benefícios de qualquer cidadão fazendo CPF, RG e até CRI (certificado militar).
Roberto que agora existe perante a Lei do seu país comemorou já fazendo planos para o futuro, sua pretensão é a mesma da maioria da tribo, viver como o homem branco.
O escrevente juramentado do cartório, Renato Luiz Rajeski, disse que “a pretensão é chegar a 100% da comunidade indígena”, naquele dia ainda faltavam pelo menos 40 índios para serem registrados.
Foto- Indígena mostra a certidão de nascimento de sua filha nascida em 2004, agora devidamente registrada.
Fonte Marco A. Pina

Nenhum comentário: