quarta-feira, junho 17, 2015

Curitiba receberá maior evento internacional do setor florestal

Em março de 2016, todos os olhos do mundo estarão voltados para Curitiba quando o assunto for o setor florestal. A capital paranaense vai receber o principal evento internacional do segmento, além de dois eventos nacionais de grande importância, todos na mesma semana. A expectativa dos organizadores é de transformar Curitiba na capital brasileira da madeira e estruturas de madeira, já que a semana de estudos será o maior evento mundial deste gênero no ano. 
O SWST 2016 International Convention, que é organizado pela Society of Wood Science and Technology, ou Sociedade da Ciência e Tecnologia da Madeira, em tradução livre, acontecerá entre os dias 06 e 10 de março. O Ebramem, idealizado pelo Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas da Madeira (Ibramem), está marcado para os dias 09, 10 e 11 de março, mesmos dias da Expo Madeira & Construção, que é um importante evento para o setor florestal paranaense. Tanto o SWST quanto o Ebramem serão realizados no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Curitiba; e o Expo Madeira & Construção acontecerá no Expo Renault. Os dois espaços estão localizados no Parque Barigui.
No início deste mês, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) recebeu Sudipta Dasmohapatra e Victoria L. Herian, vice-presidente e diretora executiva do SWST, respectivamente; o presidente do Ibramem, Francisco Afonso Rocco Lars, e Carlito Calil Jr, membro da diretoria do Instituto; além de Everaldo Pletz, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Christine Laroca, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O encontro serviu para tratar do programa e da organização dos eventos. Para o evento internacional, a Apre será o apoio local do comitê organizador. A parte técnica ficará por conta do SWST. Já para o Ebramem, além do apoio local, a associação paranaense, em conjunto com as universidades, estará responsável por criar a comissão de pareceristas, receber os trabalhos técnicos, aprová-los e dividi-los por câmara e por dia de apresentações. Ambos os eventos terão apoio da Prefeitura de Curitiba e farão parte do calendário oficial do Instituto Municipal de Turismo.
Esta é a segunda vez que o SWST vem para a América do Sul; a primeira foi no Chile. Este ano o evento acontecerá em junho, nos Estados Unidos, e a organização já vai apresentar Curitiba como sede do encontro em 2016. Havia um grande interesse por parte dos organizadores em trazer esse evento ao Brasil e os contatos com a Apre e as universidades tornaram o projeto viável.
Victoria L. Herian, diretora executiva do Ebramem, disse que a capital paranaense chamou a atenção dos organizadores pelo apelo cultural e estético, além do fato de ser bastante conhecida pelo planejamento urbano e pelo sistema de transporte público eficiente. Eles souberam mais sobre a cidade a partir do contato com um estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo ela, a reunião foi ótima e a Apre foi extremamente receptiva. Durante a visita, eles aproveitaram para visitar hotéis, locais para a convenção e para os jantares, além dos pontos turísticos da cidade. Para o evento, serão três dias de sessões técnicas, um coquetel de abertura, um jantar de encerramento, uma sessão posterior e um passeio pela cidade. Em 2017, o encontro vai acontecer Vancouver, no Canadá, e em 2018 estamos pensando no Japão.
 “Estamos esperando entre 100 e 150 participantes. Já estamos na fase de divulgação do evento e logo vamos disponibilizar uma chamada para os resumos. O tema geral do encontro será ‘Forest Resource and Products: Moving Toward a Sustainable Future’(‘Recursos e Produtos Florestais: um movimento para um futuro sustentável’ em tradução livre)”, adianta Victoria.
Carlos Mendes reforça que há uma grande expectativa para esses eventos. De acordo com ele, o SWST vai trazer para Curitiba os principais nomes na questão da construção civil com madeira, enquanto que o Ebramem é o maior evento técnico nacional e deve receber cerca de 500 pessoas.
“Isso quer dizer que entre os dias 06 e 12 de março de 2016, vamos receber os melhores pesquisadores e projetistas de construção com madeira do mundo. Os holofotes certamente estarão focados em Curitiba, o que vai ajudar a fortalecer o nosso setor”, declara Carlos Mendes, diretor executivo da Apre. 

As inscrições para os três eventos estarão abertas em setembro. Em breve, a Apre divulgará mais informações.

Nenhum comentário: