quinta-feira, junho 11, 2015

Laranjeiras do Sul - Após finalizar restauração, Governo Municipal inicia organização do acervo histórico da Casa da Memória



Esta é uma das primeiras embalagens de erva mate já conhecida, originária de Missiones, na Argentina e estará no acervo da Casa da Memória.

Não há maior prova de respeito pela história do que oportunizar as novas gerações a oportunidade de conhecer o passado. Com esse pensamento, o Governo Municipal ajusta os últimos detalhes da Casa da Memória de Laranjeiras do Sul. Localizada no prédio do Correio Velho, que foi restaurado pela prefeitura, ela terá um rico acervo, compreendido por documentos, utensílios, móveis e outros.

Além de espaços que retratam fielmente os ambientes da década de 40 com todos os detalhes e peculiaridades, a Casa da Memória terá salas específicas para exposição dos elementos históricos que contribuíram para a formação e desenvolvimento da região.

Entre as peças estará uma das primeiras embalagens de erva mate já conhecidas. Segundo o historiador João Olivir Camargo, o exemplar é originário da província de Missiones, na Argentina, onde surgiram as primeiras indústrias. O país se tornou um grande exportar do produto, inclusive contando com matéria prima de ervais nativos paranaenses da região de Laranjeiras do Sul que eram transportados no lombo de muares até os portos fluviais do rio Paraná de onde chegavam a Buenos Aires.

Nenhum comentário: