A Secretaria de Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul vem fazer uma chamado aos pais e responsáveis pelas meninas que se encontram na faixa etária dos 09 à 11 anos, para que procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência com o intuito de tomar a vacina do HPV (papilomavírus humano). Essa vacina faz parte do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2014, por esse motivo não trata-se de uma campanha mas sim de um alerta que em nosso município temos para oferecer essa vacina para as meninas que se encontram na faixa etária citada anteriormente, e ainda aproveitar a oportunidade para colocar as outras vacinas de rotina em dia, uma vez que a vacina do HPV (papilomavírus humano) pode ser realizada com qualquer outra vacina que também contemple o calendário vacinal.
Em março de 2014 quando se iniciou essa vacinação tivemos um total de 871 adolescentes atingindo 100% da meta preconizada pelo ministério da saúde, para a 2ª dose apenas 508 meninas tomaram a sua vacina com uma porcentagem de 57,86%. Isso é um alerta para que os pais e responsáveis verifiquem a caderneta das meninas e procure unidade de saúde mais próxima de sua residência para colocar em dia a vacina.
Importante Lembrar: O HPV (papilomavírus humano) é um vírus com mais de 200 genótipos diferentes, 12 deles considerados oncológicos. Os contemplados na vacina, relacionados ao câncer do colo de útero são o 16, 18 , 6 e 11. É uma doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, estima-se que 50% da população sexualmente ativa já tenha sido infectada por algum tipo de HPV.
Com a intenção de evitar futuras contaminações pelos vírus, o Ministério da Saúde do Brasil adotou mais uma medida preventiva que deve ser somada ao uso do preservativo e ao exame de papanicolaou, a vacinação contra o HPV(papilomavírus humano) que oferece gratuitamente as três doses. A faixa etária foi escolhida deve-se a dois motivos, primeiro, a vacina é mais efetiva em meninas que ainda não tiveram contato sexual e não foram expostas ao HPV. Segundo, porque é nessa idade que o sistema imunológico apresenta melhor resposta às vacinas.
É preciso ficar claro para todos: em nenhum momento falou-se em substituir uma estratégia pela outra, as duas se complementam. A vacinação é uma ferramenta de PREVENÇÃO primária antes da entrada do vírus no organismo e não substitui o rastreamento do câncer de colo de útero causado que já esteja em evolução. Após vários anos de experiência em programas de imunização no mundo a vacina de HPV mostrou-se SEGURA e não foi associada a eventos adversos graves.
Para qualquer dúvida e maiores esclarecimentos procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o setor da vigilância epidemiológica.
Patrícia Massuqueto
Enfermeira Vigilância Epidemiológica

Nenhum comentário:
Postar um comentário