quinta-feira, setembro 25, 2014

Nova Laranjeiras:Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente na educação e da saúde, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população brasileira.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoções, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de criança e jovens da rede publica de ensino.
Em 2013 foi realizada a primeira adesão ao PSE onde foram pactuadas 12 escolas da rede municipal e estadual de ensino, a primeira adesão do programa teve início em 1º de agosto de 2013 e foi finalizado no dia 31 de julho de 2014. Iniciamos a segunda adesão no dia 1º de agosto de 2014 ao Programa Saúde na Escola a qual se estenderá até 31 de julho de 2015, foram pactuadas mais 08 escolas nesta nova adesão, totalizando 20 escolas pactuadas no PSE 2014.
O PSE é formato pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM), este grupo é representado pelos profissionais da saúde, educação e assistência social, dos órgãos municipais, estaduais e federais do município.
O GTIM tem como objetivo:
- Apoiar a qualificação das ações e metas previstas no Termo de Compromisso municipal;
- Garantir o preenchimento dos sistemas de monitoramento;
- Definir estratégias de cooperação entre estado e município, e também entre as secretarias municipais para implementação, e gestão de cuidado em saúde dos educandos no âmbito municipal;
- Definir as escolas a serem atendidas no âmbito do PSE, considerando as áreas de vulnerabilidade social presentes no município.

É realizado mensalmente capacitações com os profissionais de diversos segmentos para contemplar a ação que será desenvolvida, além de palestras com os alunos nas escolas.
Nas ações voltadas para a prevenção e atenção à saúde, os alunos que apresentam avaliação alterada, serão encaminhados para o profissional da área. É o que afirmam as coordenadora Elen Cristina Camargo e Sara Nayane da Rosa.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul