quarta-feira, março 26, 2014

Laranjeiras do Sul:Projeto de extensão Grupo Marx inicia atividades de 2014 na UFFS

Iniciaram na última segunda-feira (24) as atividades do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Marxismo e Educação (Nepme) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O Nepme, mais conhecido como Grupo Marx, é um projeto de extensão que promove reflexões sobre os problemas da educação, a partir do estudo da obra teórica de Karl Marx e dos pensadores de linha marxista que se debruçaram sobre as questões educacionais.

Participam do Grupo Marx principalmente professores da rede pública de Laranjeiras do Sul, mas o grupo está aberto à participação de todos os interessados em estudar e pesquisar sobre a realidade escolar regional e nacional.
O Grupo Marx, coordenado pelo professor Mariano Sánchez, é um dos projetos de Extensão mais antigos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Ele começou em 2011, sob coordenação do professor Joaquim Gonçalves da Costa, e continua até hoje, sem interrupções.
Um dos objetivos para 2014 é a leitura da obra "A Ideologia Alemã", de Karl Marx, na nova tradução brasileira direta do alemão. Também serão iniciadas pesquisas dos participantes com o objetivo de publicação futura de uma obra coletiva sobre os impasses da educação pública na região de Laranjeiras do Sul, elaborada a partir da própria experiência dos docentes participantes e da reflexão teórica desenvolvida no grupo.
Os integrantes do Grupo Marx reúnem-se no prédio da Unicentro às segundas-feiras, na sala 2, das 19h às 21h. Quem tiver interesse pode ingressar no grupo a qualquer momento. Quem perder as reuniões iniciais precisará ter disponibilidade de ler vários textos juntos para poder acompanhar as discussões do grupo. Também é preciso ter 75% de presença para receber o certificado.
Assessoria de Comunicação Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul