Pular para o conteúdo principal

Nereu Moura quer revogar a autorização da Usina do Baixo Iguaçu

O Deputado Estadual Nereu Moura, apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa, propondo a revogação da autorização para construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu, localizada nos Municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. A decisão do parlamentar peemedebista baseia-se em razão de que a empresa detentora da Concessão para a construção do empreendimento, não está cumprindo com o que determina a Legislação Federal. Especialmente no que tange aos interesses da população que será atingida pelo lago da barragem.
“Desde o início, estamos preocupados com esta situação, a empresa Neoenergia e suas subsidiárias se mostram incapazes para buscar um entendimento com os proprietários rurais”, disse o deputado.
Após várias tentativas de acordo, a concessionária não mostrou alternativa aos produtores, que revoltados invadiram o canteiro de obras. Com isso, houve a paralisação dos trabalhos prejudicando o calendário do projeto. Mesmo assim, nada foi feito para buscar uma solução negociada.
Existe uma grande mobilização em Capanema e capitão Leônidas Marques, especialmente por serem municípios que serão mais atingidos pelo reservatório, em razão de que os preços ofertados para indenizar os proprietários e agricultores estão muito abaixo daquilo que se entende como justo.
“Não é só o preço da terra, existe também o valor sentimental. Famílias que viveram há vários anos, já passam de três gerações no mesmo lugar, e agora estão sendo obrigados a se retirarem em função da construção do empreendimento hidrelétrico”, ressaltou Nereu Moura.
O Deputado espera que o projeto tramite em regime de urgência, e com a proibição da autorização da construção, definitivamente a concessionária da Usina envide esforços para concluir a negociação com os proprietários rurais e, posteriormente, possa dar prosseguimento à construção da represa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.