sábado, agosto 03, 2013

Campanha Agosto Azul alerta para cuidados com a saúde do homem

O Governo do Estado lança, nesta quinta-feira (1.º), a campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, para alertar sobre as principais causas de morte entre os homens no Paraná. Com ações previstas em todo o Estado, a campanha deste ano aborda a violência, considerada a primeira causa de morte masculina na faixa etária entre 20 e 59 anos.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, os casos de violência interpessoal e acidentes de trânsito são a maior preocupação nessa faixa etária. Diferente dos idosos, que morrem principalmente de doenças relacionadas ao coração, os jovens e adultos morrem mais por causas externas, que poderiam ser evitadas.

“Temos observado que muitas vidas estão sendo interrompidas precocemente. Além disso, diariamente vemos pessoas que ficam com sequelas físicas e psicológicas em decorrência da violência. É preciso reverter este quadro e promover a cultura da paz”, explica o secretário.

ACIDENTES – Estima-se que a cada 10 pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Paraná, oito são do sexo masculino. O número é ainda mais alarmante quando se trata de mortes por agressão. Neste quesito, a cada 10 mortes, nove são de homens. Somente no ano passado, 2.577 homens morreram em decorrência de acidente de transporte e 2.983 por agressão ou ferimento de armas de fogo ou armas brancas.

Para a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, as ações de prevenção da violência devem começar na educação de base. “Desde cedo temos que ensinar nossos filhos a respeitar as diferenças, estimulando a prática da tolerância e do bom convívio em sociedade”, afirma.

Cultivar hábitos saudáveis é outra dica importante para prevenir a violência. Estatísticas mostram que, em muitos casos, a agressão ou o acidente está ligado ao consumo excessivo de álcool e outras drogas. O uso dessas substâncias altera o comportamento das pessoas e, se combinadas com a direção, aumentam os riscos de acidentes de trânsito.

De acordo com dados do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, apenas 15% dos atendimentos de emergência no pronto-socorro estão relacionados a acidentes de trânsito ou a violência interpessoal. Apesar disso, esse tipo de atendimento geralmente demanda internamento por longo período. A unidade estadual é a principal porta de entrada de pacientes com esses tipos de trauma na capital e mantém o maior pronto-socorro do Paraná.

AGOSTO AZUL – No Paraná, agosto é dedicado à Saúde do Homem. O “Agosto Azul” foi instituído no ano passado, pela lei estadual 17.099, de 28 de março. O objetivo era estimular poder público e sociedade civil organizarem ações para lembrar a população masculina de cuidar da saúde.

O coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, explica que a intenção é motivar uma mudança cultural para que os homens incorporem em sua rotina a consulta médica de check-up. “Quando um homem vai a um serviço de saúde, geralmente é porque a situação já está grave. Temos que mudar esse conceito e a tornar a ida ao médico um hábito”, ressalta.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE