quarta-feira, julho 31, 2013

Blogueiro é condenado a sete anos de prisão e 600 chibatadas

Raif Badawi, um ativista e blogueiro saudita, foi condenado em seu país a sete anos de prisão e 600 chibatadas por cometer "crimes cibernéticos" e por violar os valores do islã, informou a rede norte-americana CNN.
Badawi possui um blog, no qual discutia questões políticas e religiosas da Arábia Saudita. Ele aguardava seu veredicto na prisão desde junho de 2012.
"Essa pena incrivelmente dura em se tratando de um pacífico blogueiro evidencia a necessidade de um maior diálogo e reformas religiosas na Arábia Saudita", disse à CNN Nadim Houry, diretor da organização de direitos humanos Human Rigths Watch no Oriente Médio.
"Eu não sei o que fazer", disse Ensaf Haidar, mulher de Badawi, e com quem tem três filhos. "Raif não fez nada de errado".
A pena de Badawi, contudo, poderia ter sido ainda mais dura caso ele houvesse sido condenado por outro dos crimes pelo qual era julgado, o de "negar o islã"; neste caso, está previsto a pena de morte.
Os problemas de Badawi com a justiça começaram em 2008, logo depois de ele colocar no ar seu site. Na época, chegou a ser detido para dar explicações. A recente decisão sobre sua prisão ainda cabe recurso.
Via Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul