terça-feira, março 26, 2013

Laranjeiras do Sul:Instituto São José lança projeto Amigos da Criança 2013

Projeto tem como principal objetivo a identificação e prevenção de doenças que venham a prejudicar o desenvolvimento da criança na vida escolar

O Instituto São José realizou na tarde desta terça-feira, 26, nas dependências da Biblioteca Cidadã, o lançamento do projeto Amigos da Criança para o ano de 2013.
O Projeto do Instituto São José tem como essencial parceiro a empresa Tractebel Energia. Em 2013 o projeto atenderá aproximadamente 1.000 crianças de todas as creches municipais de Laranjeiras do Sul, com o objetivo de identificar e prevenir as crianças de doenças que venham a prejudicar seu desenvolvimento na vida escolar.
Participaram do lançamento os profissionais do Instituto São José e voluntários do projeto. O Gerente Regional da Tractebel Energia, Jamilton Cardoso, a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do município, Marilda Andrade e diretoras das creches municipais que estarão participando do projeto neste ano.
A enfermeira Katia Marreiros ressaltou a importância da participação dos pais no projeto. Segunda ela nos anos anteriores os pais participaram pouco, de um projeto que é fundamental para o desenvolvimento das crianças.
- “Em cinco anos de projeto pudemos observar que ainda existe uma resistência por parte dos pais em fazer um acompanhamento das crianças. Em consultas, em palestras, alguns pais não participavam. Mas é extremamente importante que os pais participem, pois eles que vão dar o acompanhamento que as crianças
precisam. Não podemos colocar as responsabilidades em cima das diretoras e professoras, por isso pedimos para que os pais participem mais do projeto”.
Para a psicóloga Naiane Went é fundamental para o projeto o dialogo com os pais. Pois muitos pais não entendem, ou não aceitam, o tratamento com psicóloga e também fonoaudióloga.
- “Alguns pais não entendem porque os filhos precisam ser atendidos por uma psicóloga, outros pais acham que não tem o porquê ser atendido. Então esse diálogo que temos que ter com os pais, tanto as professoras, diretoras e nós do projeto é muito importante. Depois que temos esse contato com pais eles acabam entendendo e aprovando o tratamento”.
Marilda Andrade, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do município, destaca o trabalho desenvolvido através do projeto.
- “O projeto é muito bem trabalhado, percebemos nas visitas as creches que o trabalho desenvolvido pelo Instituto São José é enriquecedor”.
Segundo Marilda a Secretaria de Educação é parceira do projeto e estará sempre à disposição do Instituto São José.
O Gerente Regional da Tractebel Energia, Jamilton Cardoso destacou a importância do projeto para as crianças e também para os pais.
- “A Tractebel Energia continua com a parceria para o projeto Amigos da Criança, pois entende que o projeto é muito importante para as crianças do município. Nós entendemos que esse projeto traz qualidade de vida não só para as crianças, mas também para os pais, o quais
poderão acompanhar as crianças no desenvolvimento escolar e também estar planejando um futuro melhor”.
E finaliza.
- “Nós acreditamos que as crianças são o futuro do país e nada melhor do que apoiar projetos dessa natureza”.

Via Juliana Pavlak - Jornalista

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul