terça-feira, agosto 23, 2011

SOS SAÚDE NO PARANÁ: Hospitais da região de Ponta Grossa cobram para não fecharem as portas

Hospitais da região de Ponta Grossa, no Paraná, são denunciados por contribuintes por cobrar pelo atendimento. Em um dos casos, o da Santa Casa de Palmeira, a direção passou a pedir sacas de milho ou soja para dar conta da reforma do prédio e acabar com as dívidas. Mas, apesar disso, desde o começo do ano, os funcionários estão sem INSS e Fundo de Garantia pagos – o hospital é também inadimplente na conta de água.

No município de Ipiranga, os pacientes são levados a fazer uma contribuição de R$ 20 para atendimento diurno e R$ 30 para noturno. Porém, esses contribuintes dizem que o atendimento é condicionado à doação: se não pagar, fica sem médico.

Na localidade de Sengés, o hospital da cidade foi interditado pela Vigilância Sanitária do estado, porque as salas de cirurgia tinham rachaduras e havia falta de médicos. Em Imbituva, no dia 12 de setembro as portas do hospital vão fechar. A razão passa por anos de dívidas acumuladas. Até mesmo as grávidas terão de ter os bebês em outras cidades.

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informou que foi criado um programa para auxiliar os hospitais a sair da crise.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul