terça-feira, setembro 21, 2010

Gustavo Fruet no debate da Tuiuti: "jovens podem fazer uma faxina do bem na política"

Em debate na Universidade Tuiuti, Gustavo defende mais recursos para a educação e diz que os jovens podem fazer uma faxina do bem na política

O candidato a senador Gustavo Fruet convocou a juventude do Paraná a promover uma “faxina do bem” na política paranaense. Gustavo participou na noite desta segunda-feira (20) do debate promovido pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em Curitiba, e foi aplaudido quando defendeu maior autonomia para as universidades, mais recursos para a educação e transparência em todas as esferas da vida pública.

“Está nas mãos de vocês, nas mãos da juventude, ajudar a renovar a política. O fato de o Paraná ter passado 20 anos com apenas dois governadores mostra quanto esta renovação é necessária”, disse ele. Na política, disse Gustavo, não bastam discursos, é preciso atitude. “De nada vale o discurso que não se confirma na prática”, afirmou, destacando a importância de o eleitor analisar a história e a atuação de cada candidato.

Ele explicou que, ao analisar o perfil dos candidatos, o eleitor deve lembrar que há dois tipos de pessoas que precisam ser evitados na política. “Há os cínicos, que são aqueles que passam por cima de qualquer princípio para alcançar o resultado esperado, e os fanáticos, que não se preocupam com o resultado, apegando-se radicalmente a determinados princípios”.

Gustavo parabenizou a UTP e os alunos pela iniciativa e pela intensa participação. O auditório, de 800 lugares, ficou lotado de estudantes, que encaminharam nada menos que 130 perguntas aos candidatos. “É uma demonstração de que os jovens estão reagindo ao desencanto com a política provocado por tantos escândalos”, disse Gustavo.

Ao responder a uma pergunta sobre a ação de lobistas no Congresso, Gustavo explicou que é favorável à regulamentação do lobby. “As coisas precisam ser feitas às claras, dentro de normas estabelecidas, para que não aconteça o que estamos vendo agora”, afirmou, numa referência às denúncias de tráfico de influência na Casa Civil da Presidência.

Ele defendeu a mudança na relação entre governo e legislativo. “É pela relação promíscua entre o governo e o Congresso que se registram situações como essa que vemos no caso da Erenice”. A ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra perdeu o cargo depois que vieram à tona denúncias de tráfico de influência e ação de lobistas, incluindo o filho e outros familiares dela.

A mudança desta relação, explicou Gustavo aos estudantes, passa pelas eleições. “Vamos renovar dois terços do Senado. Esta é uma grande oportunidade para criar de fato uma situação de mudança, para arejar a política, para mudar o quadro de descrença na política”, disse.

Ele também lembrou sua atuação em prol da transparência na vida pública e foi aplaudido pelos estudantes quando destacou a importância do debate e da participação da juventude.

Em entrevistas que concedeu antes e no final do encontro, Gustavo explicou a função do senador – fiscalizar o poder público, fazer boas leis e defender seu estado – e disse que o Paraná tem perdido muito por falta de sintonia entre bancada e governo estadual. “O Paraná tem sido muito prejudicado, por falta de articulação e até mesmo por questões pessoais do governante”, afirmou.

Ele exemplificou dizendo que, por falta de projeto, o Paranáperdeu R$ 150 milhões obtidos pela bancada federal para o Estado, por meio de emendas orçamentárias. Também lembrou que o Paraná abriu mão de R$ 500 milhões para infraestrutura ferroviária e, em troca, está sendo processado na Justiça porque o ex-governador, ao invés de discutir o projeto, considerou-o uma negociata do ministro do Planejamento Paulo Bernardo. “O ministro que processou o então governador é marido da candidata que é da mesma chapa do ex-governador”,afirmou.

PARA BAIXAR FOTOS: http://www.gustavo456.com.br/fotos/debate-entre-os-candidatos-ao-senado-na-universidade-tuiuti-do-parana/

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul