VII Editec é mais uma vez sucesso na apresentação de novas tecnologias a agricultores da região


Aconteceu na última quarta-feira (7) nas dependências do Iguaçu Tênis Clube em Laranjeiras do Sul o VII Editec – Encontro de Difusão de Tecnologias – onde pelo sétimo ano reúne agricultores que assistem palestras que somam novos conhecimentos nas atuais tecnologias na produção agrícola em vários segmentos. Desde a primeira edição já foram mais de 20 palestras com diversos temas.

De acordo com o presidente da Copergrão (organizadora do evento) Lírio Parisotto, o evento é realizado todo mês de julho porque é considerado final do ano agrícola. “É uma época onde o produtor coloca na ponta do lápis o que ele teve de lucro e prejuízo e já se programa para a nova safra no tipo de produção que dará mais rentabilidade”, explica Lírio Parisotto.

Cerca de 300 produtores participaram deste “Dia de Campo” de palestras no Iguaçu Tênis Clube, todos oriundos dos municípios da região onde a Copergrão abrange: Laranjeiras do Sul, Virmond, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu. Palestram nesta edição do Editec o professor Roni Antônio Garcia da Silva da Unicentro com o tema “Administração Rural”; o professor João Ricardo Alves Pereira, zootecnista e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com o tema “Eficiência na Alimentação de Vacas de Leite”; e com o Dr. Eugênio Stefanelo, Diretor da Conab e ex-assessor do Ministério da Agricultura onde tratou de temas do mercado agrícola e da produção de grãos.

Expectativas dos participantes

O produtor Leonel Schimitt de Rio Bonito do Iguaçu afirma que a realização do Editec é sempre boa porque traz diversos especialistas da área de produção. “Isso é muito importante, pois o agricultor da região precisa se profissionalizar cada vez mais aprendendo macetes importantes, porque sabemos que hoje algumas culturas estão limitadas, apresentando poucos resultados. Então temos que pegar os mínimos detalhes para agregar na produção e ter um resultado cada vez melhor na propriedade, por isso o Editec é um evento muito importante”, diz Leonel Schimitt.

Para o técnico em agropecuária da Prefeitura de Virmond, Paulo Mierjam, o Editec sempre traz novas tecnologias a todos os técnicos e produtores da região disponibilizando difusão através de seus parceiros. “A Copergrão sempre presta este serviço importante para a comunidade com a credibilidade deste evento regional, e nós do quadro técnico da agricultura do município de Virmond toda vez que participamos, aprendemos ainda mais sobre as novas tecnologias e levamos novidades a nossos produtores”, afirma Mierjam.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Virmond, Eugenio Gurkovski, disse que é de importância o VII Editec para os agricultores. “A expectativa nossa é conhecer as novas tecnologias e os novos preços para a próxima safra”, aponta Gurkovski.

O palestrante João Ricardo Alves Pereira conta que já participou de outras edições do evento e sempre acompanha a agropecuária de leite na região. “A região é promissora no segmento de produção de leite e o objetivo nosso é trazer informações complementares ao produtor para que ele entenda que esse tipo de produto tem oscilação de preços e que conheça toda a cadeia da atividade em que ele exerça e que tenha ganho em todas as etapas, por isso a iniciativa da Copergrão é excelente”, explica João Ricardo.

Outro fato apontado pelo palestrante João Ricardo é na produção de grãos. “A exportação e venda desses produtos gera emprego e renda quando transformado na região, diversificando a atividade da cooperativa”.

O VII Editec é organizado pela Cooperativa Copergrão e teve nesta edição como parceiros a Milênia Agroagências S.A., Talstar, FMC, Roundup, Monsanto, Sementes e Produtos Pioneer, BioGene, Programa de Produtividade Agroeste, Nidera Sementes e Dupont.

Matéria e fotos: Jornalista Dennis Migliorini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul