sábado, julho 24, 2010

Cezar Silvestri e Cesar Filho discutem educação de desenvolvimento em Laranjeiras do Sul

A educação e a ampliação da micro-região administrativa, foram os temas mais discutidos ontem, em Laranjeiras do Sul, durante reunião dos candidatos a deputado Federal Cezar Silvestri (2313) e deputado estadual Cesar Filho (23 121), com filiados do PPS, vereadores, lideranças políticas e comunitárias. O encontro, organizado pelo PPS de Laranjeiras do Sul, contou ainda com a participação de membros do PSDB, coordenadores da campanha de Beto Richa e também lideranças comunitárias e políticas de Virmound, Cantagalo, Nova Laranjeiras e outros município da região.

Laranjeiras do Sul possui cerca de 35 mil habitantes e hoje vem se destacando pela ampliação do ensino superior depois da instalação do campus avançado da Unicentro e a recente criação da Universidade Federal da Fronteira Sul. No âmbito administrativo,o município surge como pólo de uma região composta por 10 municípios.

Em seu pronunciamento Cesar Filho destacou a necessidade de fortalecer os municípios sedes de micro-regiões e também incentivar o desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante e superior, para dar mais oportunidade aos jovens e conseqüentemente diversificar os ramos de atividades da economia local. “Uma das motivações que me fazem disputar ruma vaga a Assembléia Legislativa é justamente fortalecer e brigar pelo nosso ensino, pela educação, sobretudo dos nossos jovens. Eu acredito que precisamos ter, na Assembleia Legislativa, pessoas comprometidas com o ensino para fazer com que os jovens se sintam estimulados a continuar acreditando no poder transformador da educação”, afirmou.

De acordo com Cesar Filho, somente através de uma boa educação é que teremos condições de qualificar mão de obra para, em um segundo momento, gerar emprego e atrair novas indústrias. “É muito difícil gerar emprego, nos municípios do interior se não tivermos mão de obra qualificada. Por isso precisamos atuar primeiramente, na qualificação da mão de obra para depois, batalharmos pela geração de emprego e renda”, complementou.

Após fazer uma explanação de todos os recursos já conquistados para Laranjeiras do Sul, relembrar a luta pela implantação do Caíque no município e informar que, somente este ano foram alocados mais de R$ 600 mil para o município, Cezar Silvestri enfatizou a necessidade do fortalecimento das cidades pólos e defendeu uma parceria que começa em Brasília e passa pelo Governo Estadual e Assembléia Legislativa para, em um aglutinação de forças, fazer ações que ajudem os municípios a se desenvolverem e darem melhor qualidade de vida a seus habitantes.

“Foi uma luta muito grande para conseguirmos a criação da região administrativa de Laranjeiras do Sul, que iniciou com a implantação dos núcleos regionais de Educação e Agricultura. Agora está na hora de lutarmos para ampliarmos a presença do governo no município, pois Laranjeiras comporta outros núcleos e merece essa atenção para que a região continua se desenvolvendo”, destacou, enfatizando que para isso é necessário uma boa sintonia das lideranças políticas da região com o futuro governador. “Queremos um governador que dialogue com os prefeitos, que ouça as lideranças dos municípios, e é de conhecimento de todos que o único nome capaz de ter esse comprometimento é o de Beto Richa. Basta olhar para a sua administração na capital do Estado, foram mais de 300 audiências públicas só no primeiro mandando como prefeito de Curitiba e nós sabemos que esse estilo de governo, aberto, participativo, próximo das lideranças e da população irá se repetir quando ele for governador do Estado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul