terça-feira, abril 19, 2011

Mais um caso de policial civil novato é notícia, fazendo cagada? foi em Umuarama

Um inquérito policial deverá dizer se o estagiário Aparecido Guilherme da Rosa Junior agiu em legítima defesa ou se cometeu um crime ao balear Wesley Alves Pereira Camargo, 20, em uma festa na madrugada de sábado (15).

Guilherme que presta serviços na 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP) estava na companhia de um amigo em seu horário de folga, quando uma confusão generalizada se formou no local. Provocado, o policial reagiu e com sua arma particular desferiu dois tiros contra o jovem, que foi socorrido e encontra-se internado em um hospital da cidade. Diante ao fato, o policial e testemunhas apresentaram versões diferentes à polícia.

A festa acontecia numa chácara na Estrada Bonfim quando por volta das 2h os disparos foram registrados. Em seu depoimento, Guilherme informou ter ido ao local na companhia de um funcionário do Fórum de Umuarama, quando este começou a ser ameaçado por um conhecido. “Segundo o policial, na festa havia um grupo de pessoas que sabiam que seu amigo era funcionário da Justiça e começaram a ameaçá-lo", informou o superintendente da 7ª SDP, Milton Carlos Cinque.

Ainda de acordo com a versão do policial, Wesley – um dos jovens do grupo – foi em sua direção, tomou um capacete nas mãos e golpeou-lhe na cabeça. "Ele nos contou que o Wesley pegou esse capacete em cima da cabine de um carro e desferiu contra sua cabeça. Na segunda tentativa de golpeá-lo, Guilherme sacou sua arma particular, uma pistola 380, se identificou como policial, e disparou duas vezes. Um dos disparos acertou o braço e outro o abdômen", informa o superintendente.

Na tentativa de se defender, o jovem atingido se escondeu no meio de alguns carros. Guilherme ainda informou ter acionado o Corpo de Bombeiros para o socorro e a Polícia Militar. "O jovem foi socorrido e encaminhado ao hospital de plantão. Durante a madrugada ele passou por uma cirurgia e a última informação que tivemos era de que ele encontrava-se internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, diz Cinque.

Encaminhado à 7ª SDP, Guilherme e algumas testemunhas foram ouvidos e os primeiros procedimentos do caso foram tomados. "O delegado-chefe, Pedro Fontana determinou o afastamento imediato do policial. Em seguida o fato foi comunicado a Corregedoria da Polícia Civil, ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e um inquérito policial e administrativo foi instaurado para apurar o que realmente aconteceu", informou.

Outro Lado

A versão do policial, no entanto, é contestada pela família do jovem baleado. "A família e os amigos do jovem também foram ouvidos por nós. Segundo eles, o Guilherme chegou à festa embriagado e começou abordar o pessoal desse grupo indiscriminadamente. Segundo eles, o policial começou a encarar o Wesley e atirou sem motivo nenhum", informou.

Segundo Cinque, o boletim de ocorrência sobre o fato foi lavrado e todos os envolvidos serão ouvidos a partir de amanhã (18). "Ele [o policial] já está afastado e vai aguardar a conclusão do inquérito para retomar suas atividades. Como são duas versões totalmente diferentes para o mesmo fato, só ao final das investigações com o julgamento do caso vamos saber o que realmente aconteceu”.
Um delegado deve ser designado pela Corregedoria da Polícia Civil para investigar o caso. “É a palavra contra apalavra e isso dificulta um pouco as investigações. Só uma investigação bem feita vai chegar até a verdade dos fatos", conclui Cinque.

Leia matéria relacionada abaixo:

Policial civil "novato" atira em carro com 4 mulheres em Foz do Iguaçu
http://olhoabertopr.blogspot.com/2011/04/policial-civil-novato-atira-em-carro.html

segunda-feira, abril 18, 2011

Justiça reestabelece prisão domiciliar de advogado

Dr. Paiva no momento que deixava a cadeia pública de Laranjeiras do Sul

Dr. Paiva no momento que chegava em sua residência.

Assista abaixo o vídeo da transferência do Advogado da cadeia pública para a prisão domiciliar.

Na tarde desta segunda-feira (18) o Advogado Dr. Luiz Octavio Paiva foi transferido da cadeia pública de Laranjeiras do Sul para sua residência (prisão domiciliar),a transferência do advogado deu-se as 15:45 hrs.

Dr. Paiva estava na cadeia pública de Laranjeiras do Sul desde o dia 4 de abril quando saiu do fórum de Cantagalo sob forte escolta policial direto para a cadeia pública de Laranjeiras do Sul, nesta data a juiza da comarca de Cantagalo revogou a prisão domiciliar do advogado.

Os advogados de defesa do Dr.Luiz Octavio Paiva , Dr. Andre Romero e Daniel Alves de Oliveira (ambos de Curitiba) fizeram juntada de manifestação junto ao Habeas Corpus impetrado no tribunal de Justiça do Paraná, na data de 11/04 o Desembargador JORGE WAGIH MASSAD deferiu o reestabelecimento da prisão domiciliar para cumprimento imediato, por motivos ainda não esclarecidos a ordem do Desembargador não tinha sido cumpridaa até esta data (18). Na data de 14/04 foi julgado o Habeas Corpus no Tribunal de Justiça do Paraná, na ocasião os advogados levaram ao conhecimento do Desembargador que o advogado ainda permanecia preso na cadeia pública de Laranjeiras do Sul, diante da circunstância o Tribunal de Justiça determinou abertura de procedimento disciplinar para apurar os motivos do não cumprimento da ordem superior.

Na tarde de sábado o advogado de defesa Dr.Andre Romero protocolou no plantão do Fórum de Cantagalo uma manifestação para o cumprimento do reestabelecimento da prisão domiciliar, a decisão foi cumprida nesta segunda-feira pelo excelentíssimo Juiz de Direito Dr. Laercio da Comarca de Cantagalo através de ofício a delegacia de Laranjeiras do Sul.

O advogado é acusado pelos crimes de coação e extorsão, processos estão em fase de conclusão.

Leia abaixo matéria relacionada

Advogado ganha novamente direito a prisão domiciliar em Laranjeiras do Sul

http://olhoabertopr.blogspot.com/2011/04/advogado-ganha-novamente-direito-prisao.html

Mais informações sobre o desfecho deste caso em breve...

Com o burro na sombra: Ex-governadores vão continuar recebendo aposentadoria

A Assembleia Legislativa do Paraná não aprovou, nesta segunda-feira (18), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que sugeria o fim da aposentadoria para ex-governadores do estado. Eram necessários 33 votos para que a PEC fosse aprovada. O resultado da votação revelou que 13 deputados se abstiveram, 12 votaram contra e 24 a favor. A Proposta de Emenda Constitucional foi apresenta pelo deputado Mauro Moraes (PSDB) e assinada por outros 23 parlamentares.

Durante a discussão do tema, o deputado Caíto Quintana (PMDB) sugeriu a retirada da PEC da PEC não pode presidir a comissão que avalia a proposta. O deputado afirmou ainda que o benefício é um direito adquirido pelos ex-governadores e, portanto, a medida não teria validade.

Conheça o posicionamento de alguns deputados

Em tribuna, deputado Eduardo Cheida (PMDB) declarou ser desfavorável a medida. Na avaliação de Cheida, o pagamento da aposentadoria garante aos governadores coragem para tomar qualquer atitude.

Por outro lado, o deputado professor Lemos (PT) posicionou-se favorável a PEC. “Quando nos candidatamos é por um período determinado, cessado este período, nós deixamos de receber”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, o dinheiro é utilizado para beneficiar quem não precisa.

Artagão Junior (PMDB) disse no plenário que “é evidente que o debate é importante, mas não podemos ser levados pela opinião de poucos”. Segundo ele, os parlamentares não poderiam ser levados pela emoção ou pela pressão. Para o deputado Artagão, o valor pago para os ex-governadores é importante, mas não compromete a máquina do Estado.

“É um preconceito com a política esta PEC”, declarou o deputado Rasca Rodrigues (PV). O parlamentar afirmou não ser favorável a aposentadoria para aqueles que assumiram o cargo por 10 dias ou nove meses, por exemplo, mas é preciso ver o histórico de cada um.

Marcelo Rangel (PPS) declarou ser favorável a PEC. Segundo ele, no Brasil, dez ex-governadores recebem o benefício, sendo que sete recebem cerca de R$ 12 mil e três aproximadamente R$ 24 mil, que é o caso dos ex-governadores paranaenses. Para ele a aposentadoria deve ser concedida para aquele que recolhe.

VEJA ABAIXO COMO CADA DEPUTADO VOTOU (clique na imagem abiaxo para ampliar)

Artagão defende aposentadorias de Requião e Jaime Lerner

O deputado estadual Artagão Junior (PMDB) defendeu hoje com veemência na Assembleia Legislativa a Aposentadoria dos ex-governadores do estado . Para Artagão os R$ 24 mil reais, pagos dos cofres públicos,sem recolhimento pelso governadores "são justos e bem pagos aos ex governadores."
“ Requião dedicou sua vida ao Paraná. Esta pessoa não merece receber?Perguntou
Artagão também defendeu a aposentadoria para ao ex-governador Jaime Lerner. “ Um homem como o governador Jaime Lerner que promoveu o desenvolvimento no Paraná. Não merece receber pelo trabalho realizado?
Destacou em defesa dos governadores!

O governador Beto Richa é contra o pagamento de tias benefícios.
Com relação ao parlamentar Guarapauvano ,ele, (Artagão) esquece que estas pessoas já receberam e foram muito bem pagos, durante o exercício do mandato. Pois o trabalho já foi remunerado por todos os paranaenses. Outro detalhe : Os mesmos não recolheram aos cofres públicos para receber.

Aposentadoria só para quem recolhe e paga pela aposentadoria !

Marcelo Rangel, lider do PPS destacou que no brasil existem 10 governadores que recebem aposentadoria, sete recebem R$ 12 mil reais, três recebem 24 mil reais. "Eu vi muitos pronunciamentos acalorados (...) Mas se você vai as ruas e conversa com o cidadão em todo o lugar se conversa sobre esta questão! Respeito o mérito do trabalho do governador . A questão é a aposentadoria é concedida ao trabalhador que recolhe. Os ex-governadores não recolheram! Não importa se ganham R$ 12 ou rR$ 24 mil. O governador merece sim aposentadoria! Mas desde que recolhesse esta aposentadoria.

Não acho correto 32, 5 milhões de reias para 135 pessoas receberem neste país. Detonou Rangel em resposta a Artagão.

Via Lobo notícias

Diminue 25% o número de furtos de veículos em Foz do Iguaçu

O número de furtos de carros no primeiro semestre, na região de Foz do Iguaçu, caiu cerca de 25% em relação ao ano mesmo período do ano passado. Em 2010, a polícia registrou 248 furtos de veículos, já neste ano foram 187 casos.

Além da queda, a polícia também informou que houve um aumento no número de carros recuperados. Em 2010 foram encontrados 23 veículos - menos de 10% do total , já em 2011 foram recuperados 95 carros – pouco mais da metade furtada.

Polícia Rodoviária Estadual apreende contrabando avaliado em R$ 11 mil em Cianorte

Uma operação de rotina da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na PR-423, em Cianorte, na região Noroeste do Paraná, resultou na apreensão de aproximadamente R$ 11 mil em produtos eletrônicos contrabandeados do Paraguai. Os policiais informaram que a mercadoria estava escondida em um ônibus de turismo que seguia do Rio Grande do Sul para Tocantins.

O motorista do ônibus vai responder por contrabando. Os produtos foram encaminhados para a Receita Federal de Maringá.

Polícia Federal apreende barco com 250 caixas de cigarro contrabandeado do Paraguai

Uma embarcação carregada com 250 caixas de cigarro contrabandeado do Paraguai foi apreendida no domingo (17), pela Polícia Federal na Vila Bananal, entre Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Oeste. Os policiais abordaram o barco nas margens brasileiras do Lago de Itaipu. O condutor fugiu e abandonou a mercadoria. O barco e os cigarros foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Foz do Iguaçu.

Jovens contribuem no combate à dengue e vistoriam casas em Toledo

Jovens de Toledo, na região Oeste do Paraná, são treinados para ajudar no combate à dengue. Depois de receberem orientações de professores, estudarem cartilhas e formulários, cada aluno tem a missão de vistoriar cinco casas (a própria casa e a dos vizinhos) e procurar focos do mosquito aedes aegypti.

Se o morador descuidar, os jovens terão que se explicar ao agente de endemias. “Essa consciência tem que sair de casa. Se dentro da sua casa está tudo em ordem, e eles conseguem também ter esse alcance na residência dos vizinhos isso é muito bacana”, disse a coordenadora do projeto, Nádia Fuchs.

Pai e filha morrem em acidente em Santo Antonio da Platina

Duas pessoas moreram em um acidente que envolveu uma motocicleta e um caminhão bitrem, por volta das 19h de domingo (17), na BR-153, em Santo Antônio da Platina, na região Norte do Paraná. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e informou que as vítimas estavam na motocicleta e eram pai e filha de 11 anos.
Testemunhas disseram que quem causou o acidente foi o motociclista, que trafegava na contramão. O condutor do caminhão não teria conseguido desviar do veículo e acabou colidindo.
O motorista do caminhão não ficou ferido.
 

Beto Richa rebate critica de Rossoni durante convenção


Beto, em seu discurso, disse que não há vagas para todos os tucanos que almejavam trabalhar no governo porque ele não vai “aparelhar o Estado para fortalecer o partido às custas do dinheiro público”, frase que voltou a repetir na entrevista após a convenção. “Cada um tem seu estilo. Ele tem o dele, o meu é mais técnico, não vou aparelhar o Estado”, disse, comentando também que “o PMDB é da minha base de apoio”.

Leia abaixo matéria relacionada

Durante encontro do PSDB Rossoni critica Beto Richa 

http://olhoabertopr.blogspot.com/2011/04/durante-encontrodo-psdb-rossoni-critica.html

No Senado, Requiao esclarece sobre a representação feita contra Ministro Paulo Bernardo

Requião esclarece razões da rep. contra Paulo Bernardo e relaciona fatos com o trem bala.

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Venho aqui hoje prestar esclarecimentos a respeito de uma representação que fiz ao Ministério Público Federal sobre declarações do ministro Paulo Bernardo.

Vamos aos fatos.

Em 2007, quando era governador do Paraná, recebi na residência oficial do estado o então ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o Sr. Bernardo Figueiredo Gonçalves de Oliveira, à época assessor da Casa Civil da Presidência da República.

Em dado momento, o ministro revelou que o motivo central de sua visita era propor uma Parceria Público Privada, talvez a primeira PPP a ser realizada no país, para a construção de uma variante ferroviária entre os municípios paranaenses de Guarapuava e Ipiranga, o que resolveria o gargalo ferroviário existente entre Guarapuava e o município de Ponta Grossa.
A variante teria uma extensão de 110 quilômetros, integraria as obras do PAC e teria um custo de 540 milhões de reais. E para que a PPP se efetivasse queriam a anuência do governador do Estado.

Na verdade, esclareça-se, não havia razão jurídica ou administrativa para que o governador devesse consentir com a proposta.

No entanto, diante do valor apresentado, manifestei minha discordância, afirmando que a obra poderia ser feita com o custo entre 150 e 220 milhões de reais, preço este divulgado no próprio sítio do Ministério do Planejamento.

Realmente, também a concessionária que seria beneficiada pela PPP, a ALL, América Latina Logística, declarou à Comissão de Valores Mobiliários, em dezembro de 2008, que a construção da variante Ipiranga-Guarapuava custaria 220 milhões de reais.
A par do preço abusivo revelado pelos visitantes, outra particularidade da proposta desagradou-me. Para fazer a obra, a ALL deixaria de pagar ao Tesouro Nacional o arrendamento previsto no contrato de concessão pelo uso da antiga Rede Ferroviária Federal, no valor anual de 52 milhões de reais.

Este valor seria redirecionado pela concessionária para pagar o financiamento da obra, a ser concedido pelo BNDES.

Quer dizer, a concessionária privada usaria recursos públicos -ou seja, os valores devidos pelo arrendamento da malha federal- como se fossem recursos próprios, para amortizar o financiamento público da obra.

Ao dizer um claríssimo não ao negócio para qual o ministro do Planejamento e o assessor da Casa Civil queriam minha concordância, evitei que o BNDES fosse envolvido em uma operação lesiva ao patrimônio público, à economia popular e ao próprio banco.
Em um artigo intitulado “Os Caçadores de Concessões no Brasil e o Fantasma de Percival Farqhuar”, a professora Ceci Juruá, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, descreve a compra, pela ALL, da Brasil Ferrovias e da Novoeste, por três bilhões de reais, sem gerar saídas de caixa, sem desembolsar um centavo, “houve apenas troca de ações e assunção de dívidas”. O que foi feito com a intervenção do BNDES, transformando debêntures em ações, para equilibrar dívidas e o valor acionário das duas ferrovias em disputa.

Ora, se a compra da Brasil Ferrovias e da Novoeste por três bilhões de reais, sob a proteção do BNDES, sem que a ALL pagasse um único centavo, causava indignação na consciência crítica nacional, o que não dizer da proposta que faziam ao governador do Paraná o ministro do Planejamento e o Sr. Bernardo Figueiredo, por sinal ex-sócio da ALL?
A proposta que me faziam significaria, praticamente, dar de presente à ALL uma ferrovia, combinando-se ainda sobre-preço na obra, renúncia do Tesouro ao recebimento de 52 milhões de reais por ano, financiamento do BNDES, e direito à cobrança de pedágio por décadas, para quem usasse a ferrovia, pela futura sociedade a ser criada pela ALL e pela empreiteira que a ela se associaria na construção do trecho.

Pois, como me informavam os visitantes, concluída a obra e colocada em operação a variante ferroviária, esta seria de propriedade de uma Sociedade de Propósito Específico, que seria detentora do direito de exploração e cobraria um valor determinado pelo uso do trecho, o que na prática constituir-se-ia em um “pedágio ferroviário”, que chegou a ser estimado por técnicos do setor em seis dólares a tonelada.
Sobre os riscos que o negócio poderia significar para o erário, acrescento ainda opinião da já citada professora Ceci Juruá, que em uma palestra sobre concessões onerosas, feita em agosto de 2005, dizia: “(...) a ALL é forte candidata a um PPP para a construção da variante Ipiranga-Guarapuava que, no entender de engenheiros e ex-empregados da Rede Ferroviária Federal, não é a melhor alternativa nem para os usuários da ferrovia nem para o Estado do Paraná.

De fato. Implantada a variante ferroviária ela acarretaria aumento de custo para a produção agrícola e agroindustrial do Oeste e Sudoeste do Paraná, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, e do Paraguai. Essas regiões são atendidas pela Ferroeste, estatal ferroviária paranaense, que teria que pagar pedágio pelo uso da variante, para chegar em Ponta Grossa, à região de Curitiba e aos portos de São Francisco e Paranaguá, elevando os seus custos.

Maior o custo de transporte, maior o custo dos produtores agrícolas, menores os seus rendimentos.

Como é de conhecimento de todos, a maior parte dos produtos exportados pelas regiões citadas são commodities agrícolas, quer dizer, produtos com preços fixados internacionalmente em bolsas de mercadorias.

O Porto de Paranaguá, o maior porto graneleiro da América do Sul, para onde toda essa produção é carreada, também teria os seus custos elevados.

Resumindo: diminuição da competitividade da nossa agricultura, freio no desenvolvimento paranaense.

Foi por isso, também, que eu disse não à proposta.

Afinal, construí a Ferroeste, em meu primeiro mandato como governador, entre 1991 e 1994, exatamente para baratear os custos da produção agropecuária paranaense, investimento que poderia ser anulado com o pedágio a ser imposto na variante Ipiranga-Guarapuava.

Lembro ainda que em outubro de 2005, ofício do Governo do Estado alertava o Governo Federal acerca da resistência das entidades de engenharia paranaenses em relação à variante Ipiranga-Guarapuava, considerada por elas técnica e operacionalmente inadequada e socialmente indesejável e que, em prazo médio, produziria “graves problemas logísticos para o Paraná e para o Brasil”.

Destaco o seguinte trecho do ofício: “(...) as entidades da sociedade civil engajadas na solução do problema consideram demasiado elevados os custos da variante atualmente divulgados, quando comparados com números publicados anteriormente”.

Carta com idêntico teor foi enviada ao Ministério dos Transportes.
A minha manifestação fundamentava-se no dever de bem representar a sociedade paranaense que, através suas entidades, em audiência comigo, solicitaram que eu alertasse o Governo Federal sobre os graves defeitos técnicos, econômicos, sociais e éticos -o preço da obra- que o projeto da variante ensejava.

Logo, quando o então ministro do Planejamento e o assessor da Casa Civil procuram-me para propor o negócio, eu sabia muito bem do que se tratava.

Na representação que fiz ao Ministério Público Federal anexei informações biográficas e das atividades, públicas e privadas, do Sr. Bernardo Figueiredo, acompanhante do ministro Paulo Bernardo na referida visita.

Há uma simbiose entre as atividades públicas e privadas do Sr. Figueiredo.
As informações que aqui relato foram colhidas no “curriculum vitae” que o Sr. Figueiredo apresentou a este Senado, em outubro 2008, quando sabatinado para ocupar o cargo de diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Em 1994, ele era chefe de gabinete do presidente da Rede Ferroviária Federal e participou dos estudos preliminares para a privatização da ferrovia.

Em l995, ocupa a presidência da Interférrea S/A Serviços Ferroviários e Intermodais, uma empresa privada responsável por serviços auxiliares do transporte rodoferroviário.

Quer dizer, em um ano, como funcionário público, arquiteta a privatização da Rede Ferroviária Federal; no ano seguinte, torna-se sócio de uma das empresas beneficiadas pela privatização por ele planejada.


Dos principais trabalhos para a Interférrea, destaca-se a sua participação na estruturação das concessionárias Ferrovia Centro Atlântica e da Ferrovia Sul Atlântica, que depois se transforma na ALL, da qual, posteriormente o Sr. Figueiredo vem a ser membro do Conselho Administrativo.

Em, 1966, a Ferrovia Sul Atlântica, depois ALL, com a participação da Interférrea, presidida pelo Sr. Figueiredo, arremata toda a malha ferroviária do sul do país. E, na seqüência, participam da privatização de outros trechos ferroviários.

Entre 1999 e 2003, o Sr. Bernardo Figueiredo ocupa a direção executiva da Associação Nacional dos Transportadores

Ferroviários, entidade integrada exclusivamente por concessionários ferroviários privados e cuja função é defender os interesses destes, junto ao Governo Federal.


Como diretor da ANTF, o Sr. Figueiredo ganhou assento na COFER –Comissão Federal de Ferrovias do Ministério dos Transportes, precursora da Agência Nacional dos Transportes, a ANTT.

Em 2004, mais uma vez, o Sr. Bernardo Figueiredo transita do privado para o público, depois de transitar do público para o privado. Ele assume a Diretoria Administrativa Financeira da VALEC, uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pela construção de ferrovias federais.

Na VALEC, o Sr. Figueiredo elabora o Plano de Revitalização das Ferrovias, centrado nas tais Parcerias Público Privadas, as PPPs, onde o governo entra com tudo e o empresário colhe os lucros.
De 2005 a 2007, Bernardo Figueiredo atua como assessor especial da Casa Civil e é nessa condição que o recebo na casa oficial do Governo do Paraná, em 2007, e ouço dele e do ministro Paulo Bernardo a proposta de construção da variante ferroviária Ipiranga-Guarapuava.

Registre-se ainda, para completar a biografia do Sr. Bernardo Figueiredo que, em 2008, ele foi nomeado diretor da Agência Nacional de Transporte Terrestre, a ANTT.

Um dia, presidente da associação que reúne as empresas privadas do setor ferroviário, a ANTF; noutro dia, diretor da agência pública responsável pela fiscalização das empresas privadas, a ANTT.

É, de tão semelhantes as siglas realmente se confundem.

Senhoras e senhores senadores.

O processo para a construção da variante Ipiranga-Guarapuava, depois que eu disse não à proposta do ministro e do assessor, acabou sendo detido.

Levei o caso ao Governo Federal e assim o caso ficou até que, em 2009, o então ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse, em entrevista a um jornal paranaense, que eu impedia investimentos privados no Paraná.

Como de fato eu impedia esse tipo de investimento, denunciei a proposta do ministro e do assessor ao Ministério Público Federal.

Essa é a verdade dos fatos.


Senador Roberto Requião. http://www.robertorequiao.com.br/

Vídeo: http://www.robertorequiao.com.br/site/Pronunciamento-no-Senado-sobre-rep.-contra-Paulo-Bernardo-e-trem-bala

Prefeitura de Laranjeiras do Sul inaugura a nova sede do Conselho Tutelar

O Governo Municipal inaugurou nesta sexta-feira, 15, a nova sede do Conselho Tutelar de Laranjeiras do Sul. A partir desta data, o órgão passa a atender à população no Bairro São Francisco, onde está localizado o prédio público que foi reformado pela prefeitura e repassado ao órgão responsável em zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

O espaço estava subutilizado, por isso o prefeito Berto Silva autorizou uma ampla reforma e pintura - parte da mobília também foi cedida pelo Governo Municipal. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, no entanto, atua em consonância com a Vara da Infância e Juventude e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O órgão, que até então funcionava em espaço inadequado para o atendimento ao público, é constituído de cinco conselheiros eleitos pelo voto popular. A presidente do Conselho Tutelar, Marilda de Abreu Araújo, foi a primeira a discursar na cerimônia de inauguração da obra. Em poucas palavras, ela se limitou a agradecer ao prefeito Berto Silva pelo apoio e a dizer que poucos municípios têm uma estrutura como aquela.

O presidente do CMDCA, Márcio Alexandre de Souza, seguiu a mesma linha. Último a discursar, o prefeito Berto Silva relembrou que o prédio que estava sendo repassado ao Conselho foi construído com a sua ajuda, numa época em que ele não era prefeito. “Eu trabalhava na rádio Educadora, e com o deputado [Valdir] Rossoni viabilizamos esse prédio para a comunidade. Naquela época a administração pública era inerte”, declarou.

Berto Silva também abordou um tema polêmica, a pedofilia, e arrancou aplausos do público. “Nós precisamos combater isso. Tem muita gente da sociedade, gente que se vê no direito de criticar tudo, seduzindo meninas de 12, 13 anos. O cidadão desfila com a esposa para a sociedade e na surdina sai com adolescentes. Isso é inadmissível”, desabafou.

Os representantes do Poder Judiciário no ato seriam a promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Fernanda Bohn, e o juiz de Direito, Bernardo Fazolo Ferreira. Entretanto, compromissos de ordem profissional os impediram de comparecer.

Feira do Peixe Vivo começa nesta segunda (18) em Ponta Grossa

A sétima edição da tradicional Feira do Peixe Vivo de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais (PR), começa a partir das 17h de segunda-feira (18), no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas. A feira é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e segue até a próxima sexta-feira (22).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, José Fernando de Paula, a expectativa para 2011 é de comercializar 42% a mais que em 2010, quando foram vendidas 28 toneladas de peixe.

Este ano além da comercialização de peixes vivos a feira terá também a venda de produtos da agroindústria caseira, de artesanato e uma praça de alimentação com a venda de alimentos a base do produto.

Os horário de funcionamento será das 7h às 22h. No último dia (22) será entre 7h e 12h.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$70 milhões no próximo concurso

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF),sábado (16), pelo concurso 1.275 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 02 – 14 – 48 – 55 – 58 – 60

Segundo a Caixa, 111 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 38.847,41. Outras 11.630 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 529,67.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 70 milhões

domingo, abril 17, 2011

Coritiba goleia o Roma em Apucarana, chega a 20ª vitória consecutiva e fica a 1 ponto do título do campeonato

Coritiba chegou à 20ª vitória consecutiva na temporada 2011

O Coritiba, líder invicto do Campeonato Paranaense, venceu o Roma por 4 a 1, neste domingo, em Apucarana (PR), e manteve a vantagem de cinco pontos em relação ao Atlético-PR. Os dois primeiros colocados se enfrentam na próxima rodada, na penúltima partida do segundo turno do Estadual, e o time alviverde pode ser campeão antecipado apenas com um empate.

Everton Ribeiro abriu o placar para os visitantes logo aos 2min de jogo. No entanto, após boa troca de passes, Cassiano empatou o jogo para o Roma, aos 13min. Na segunda etapa, aos 5min, Bill recolocou o Coritiba na frente e Emerson ampliou, aos 43min.

O jogo

Quem esperava um time alviverde ansioso, logo viu a resposta do time visitante, que aos 2min abriu o placar com Éverton Ribeiro, que recebeu passe açucarado de Rafinha e, com liberdade, escolheu o canto para marcar. Aos 5min, Rafinha chutou no ângulo e Rudy fez uma defesa espetacular, cedendo escanteio. Após a cobrança, Bill, embaixo das traves, furou, perdendo uma chance incrível.

Com muita tranquilidade o Coritiba dominava a partida, aproveitando a fragilidade da equipe do Roma, assustada em campo. Porém, num cochilo da defesa coritibana, aos 13min, Cassiano entrou na diagonal e fuzilou para deixar tudo igual. Aos 17min, Cassiano recebeu uma pancada na cabeça em jogada aérea e ficou alguns minutos no gramado para receber atendimento, saindo enfaixado.

Com a bola rolando, o time da casa mostrou que o gol acalmou as coisas, equilibrando as ações. Aos 21min, Alex chutou, Neno desviou no caminho e Edson Bastos ficou com a bola. Dois minutos depois, Luis Paulo, dentro da área, não conseguiu desviar cruzamento nos seus pés. Aos 29min, Marcos Aurélio partiu para cima da defesa, recebeu a trombada, mas concluiu, para fora. De bicicleta, Eurico tentou surpreender, aos 32min, e errou o alvo. Outra vez, na pequena área, Bill, aos 40min, perdeu o gol mais feito da partida.

Na segunda etapa,o Coritiba entrou em campo com a mesma vontade que começou a partida. Aos 4min, William chutou cruzado, Bill desviou e a bola beijou o travessão. Não parecia a tarde do atacante, que já havia perdido três gols inacreditáveis. Até que, aos 5min, Marcos Aurélio cobrou falta, Rudy deu rebote e Bill apareceu para estufar as redes. Aos 14min, Émerson, de cabeça, fez o terceiro depois de cobrança de escanteio.

O gol deu tranquilidade ao Alviverde, que passou a administrar a partida. O técnico Marcelo Oliveira aproveitou para começar a poupar alguns titulares, especialmente os pendurados, como o meia Rafinha. Aos 19min, Everton Ribeiro arriscou o chute e Rudy defendeu. Bill tentou ampliar aos 26min, com uma batida cruzada, pela linha de fundo. Aproveitando uma falha do goleiro, Léo Gago arrematou e foi mais um a perder gol.

Cipó entrou em velocidade pela lateral da área alviverde, aos 32min, e Pereira chegou cortando o chute, cedendo escanteio. Aos 36min, a resposta veio com Marcos Aurélio, cobrando falta para a defesa de Rudy.

Faltava o de Marcos Aurélio, que aos 43min, lutou na área e chutou mascado para fechar a goleada. O Roma ainda perdeu um pênalti, aos 48min, com Warley.

O Coritiba chegou a 20 vitórias consecutivas na temporada, uma a menos que o Palmeiras de 1996.

Outros resultados do Paranaense

A rodada teve mais três jogos disputados às 16h (horário de Brasília). O Rio Branco, lutando para permanecer na primeira divisão, conseguiu uma vitória fundamental diante do Arapongas, por 2 a 1, se afastando da degola. Já o Operário, em um duelo direto para saber que é o melhor do interior, caiu em casa diante do Cianorte, por 2 a 0, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa. O já rebaixado Cascavel recebeu o Corinthians Paranaense e ficou no empate em 3 a 3.

Roma 1 x 4 Coritiba

Gols

Roma:
Cassiano, aos 13min do primeiro tempo
Coritiba:
Everton Ribeiro, aos 2min do primeiro tempo; Bill, aos 5min do segundo tempo; Emerson, aos 14min do segundo tempo; Marcos Aurélio, aos 43min do segundo tempo

Roma: Rudy; Cassiano (Daniel Marques), Juninho, Luiz Paulo e Rogerinho; Eurico, Doriva, Alex e Lira (Cipó); Neno (Danielzinho) e Warley. Técnico: Richard Malika

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha (Jeci) e Everton Ribeiro (Geraldo); Marcos Aurélio e Bill (Leonardo). Técnico: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos
Coritiba: Pereira; Lucas Mendes

Árbitro
Héber Roberto Lopes

Local
Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana (PR)

TCE ,MP e MPF vão receber segunda-feira (18) o diagnóstico de irregularidades na gestão pública

O Governo do Paraná vai encaminhar nesta segunda-feira (18) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual o diagnóstico da situação estrutural e administrativa do Estado e os documentos que deram origem ao relatório elaborado pela Secretaria Especial do Controle Interno. O trabalho conta com apoio da Procuradoria Geral do Estado.

“São evidências de irregularidades e atos lesivos ao patrimônio público e denunciá-las é nosso dever de ofício”, afirmou o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz.

Os indícios da prática de atos irregulares apontados na documentação podem levar ao enquadramento e responsabilização dos agentes públicos por improbidade administrativa e infração às legislações eleitoral (Lei n° 9.504/97 – VI, Art. 73), de licitações (Lei n° 8.666/93) e de responsabilidade fiscal (Lei n° 8.429/92). “O Tribunal de Contas poderá considerar inelegível o gestor que não respeitou as normas e leis e a Justiça poderá responsabilizar e penalizar as pessoas envolvidas”, afirmou o secretário.

A principal questão diz respeito à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e ParanaCidade, onde foram encontradas irregularidades como licitações de obras civis na modalidade de registro de preços, o que é vedado pela Lei de Licitações; convênios e contratos assinados durante período eleitoral; e falta de recursos para honrar compromissos assumidos no último ano de gestão.

Beto Richa assume presidência do PSDB no Paraná

O governador Beto Richa (PSDB) foi aclamando, neste domingo, presidente estadual do PSDB. Ele substitui o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni que, após dois mandatos, não podia mais ser reeleito, mas ocupará a vice-presidência da legenda. A nova Executiva Estadual do Partido tem ainda o deputado federal Alfredo Kaefer como segundo vice-presidente, o deputado estadual Ademar Traiano, como secretário-geral, o vereador João Cláudio Derosso, como secretário executivo, o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, como tesoureiro, e o deputado Francisco Bührer como líder de bancada.

A nova Executiva terá a missão de preparar o partido para as eleições municipais de 2012, a primeira depois que o PSDB assumiu o poder no Estado, o que gera a expectativa de multiplicar o número de prefeitos e vereadores eleitos. Mas o novo comando do PSDB estadual já tem um impasse a resolver logo de cara: a situação do diretório municipal de Curitiba e a definição do candidato a prefeito da capital.

Com a convenção que seria realizada no dia 20 de março cancelada, o PSDB de Curitiba está sob o comando do diretório estadual provisoriamente e os novos dirigentes do partido decidirão sobre a nomeação de uma comissão provisória e com quais nomes. Decisão que implicará diretamente na definição da posição do partido quanto a eleição municipal, já que a convenção de Curitiba foi cancelada por conta do impasse entre os grupos que defendem a candidatura própria de Gustavo Fruet e os que querem a manutenção da aliança com o prefeito Luciano Ducci (PSB), comandados pelo ex-preisdente municipal da legenda João Cláudio Derosso.

“O PSDB, agora, é poder, tem que crescer, tem que se consolidar em todos os municípios e, para isso, tem que ter candidato a prefeito. Por isso que não teve convenções em alguns municípios. Porque o partido pode sim ser comandando por quem já o presidia, mas não pode ser propriedade particular”, declarou Rossoni.

Mesmo recusando o convite para ser secretário-geral do partido, Gustavo Fruet participou da convenção e foi convidado a discursar. Aproveitou o momento para se declarar pré-candidato à prefeitura. “Deixo de participar do governo e da Executiva estadual para ser o pré-candidato do PSDB à prefeitura de Curitiba”, declarou, para depois cobrar uma definição do partido. “Não podemos construir projetos se não tivermos uma definição”. O prefeito Luciano Ducci também participou da convenção.

Beto Richa tentou amenizar o clima de disputa. “Vou trabalhar pelo consenso. A aspiração dos dois é legítima. Um vai para a reeleição, o outro tem votações fantásticas em Curitiba. Como os dois são do meu grupo, vou trabalhar para um entendimento até o último momento. Se não for possível, depois decidiremos o que fazer”, declarou. “Se cada um ceder um pouquinho, nós daremos dois passos à frente”, concluiu.

Via Parana online

Fruet vai a convenção do PSDB em Curitiba mas não diz se fica ou se sai

O ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) participou da convenção do PSDB neste domingo (17) em Curitiba, assediado pór vários partidos para ser candidato a prefeito ano que vem na capital, Fruet ainda não decidiu seu destino, se fica ou sai do PSDB, simplesmente manteve o suspense sobre seu futuro politico partidário.

Via http://olhoabertocuritiba.blogspot.com/2011/04/fruet-vai-convencao-do-psdb-em-curitiba.html

Carlos Moraes tira enquete do "ar" no dia do encerramento da votação, mistério...

Imagem retirada do Blog do Carlos Moraes http://carlosmoraes.com.br/ (clique na imagem para ampliar)

Enquete é tirada do ar no dia do fechamento dos votos, estranho né....

Primeiramente queremos parabenizar o trabalho do colega Carlos Moraes, mostrando ousadia e independencia em seu portal, criou na semana que passou uma enquete com alguns nomes que provavelmente irão disputar as eleições ano que vem em Curitiba, entre os nomes presentes na enquete, o do ex-prefeito e ex-deputado Rafael Greca (PMDB), Angelo Vanhoni (PT), do ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), Carlos Simões (PR)Luciano Ducci (PSB), entre os nomes citados aparecia o do Bruxo Chik jeitoso (PPS), este liderou de ponta a ponta a enquete durante toda a semana inclusive abrindo vantagem em até 15% do segundo colocado Rafael Greca (PMDB, sem definir responsabilidades e como anunciado pelo próprio Carlos Moraes a enquete terminaria hoje, mas este através de seu blog postou uma nota (imagem publicada acima) dizendo que a enquete saiu do ar por "erros" de votação, gostaríamos que o nobre colega realmente fosse claro e citasse qual erro inclusive provando a falha da votação (se isto aconteceu mesmo), pois desconfiamos que alguns poderosos possam ter INFLUENCIADO na censura do resultado final de alguma forma, pois uma candidatura nata e popular cresce na capital do Paraná, Chik Jeitoso (PPS) está sendo prejudicado mais uma vez dentro do cenário político, mas desta vez ele não está sozinho, vamos atrás para esclarecer realmente o que aconteceu para que Carlos Moraes "simplesmente" tirasse a enquete do ar, ressaltando que temos um grande respeito a Carlos Moraes,porque ao invés de simplesmente tirar do "ar" a enquete não publicou o resultado da mesma, pois assim o nobre "Carlos Moraes" coloca em dúvida toda e qualquer enquete realziada em seu site, ou será que fó só "nesta" enquente de deu "erro"?, mas perguntar não ofende, o que de fato aconteceu com a enquete?

Será que alguém de dentro do PPS influenciou por não estar contente do bruxo Chik Jeitoso estar na "moda" em Curitiba? Por Curitiba ser "chik" ,ou será que que algum comedor de "queijo" continua perseguindo o Bruxo Chik Jeitoso (PPS), pode ser algum "Ratinho? Bom, as respostas neste momento só poderão ser dadas pelo responsável do site http://carlosmoraes.com.br/.

Mais informações em breve

Via http://olhoabertocuritiba.blogspot.com/2011/04/enquete-do-site-docarlos-moraes-e.html

Leia abaixo matérias relacionadas

Chik Jeitoso (PPS) é pré-candidato a prefeito de Curitiba
http://twixar.com/VXM4hvN

Rafael Greca se lança pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB
http://olhoabertocuritiba.blogspot.com/2011/04/rafael-greca-se-lanca-pre-candidato.html

Nos 318 anos, Chik Jeitoso lança pré-candidatura a prefeito de Curitiba
http://twixar.com/3kjLAMUmvo

Pai de Santo Chik Jeitoso, derribando e levantando políticos e famosos
http://twixar.com/iRfjNMPF1I

Esposa de Chik Jeitoso (PPS) pré-candidato a prefeito de Curitiba fala ao olho aberto
http://olhoabertocuritiba.blogspot.com/2011/04/esposa-de-chik-jeitoso-pps-pre.html

Bruxo Chik Jeitoso PPS pré candidato Prefeito Curitiba
http://contatojoy2.blogspot.com/2011/03/bruxo-chik-jeitoso-pps-pre-candidato.html?zx=d7d729a94da8efdf

Chik jeitoso é censurado para não dar entrevista sobre pré-candidatura a prefeito de Curitiba
http://olhoabertocuritiba.blogspot.com/2011/03/chik-jeitoso-e-censurado-para-nao-dar.html

Rafael Greca é o 2º a lançar-se pré-candidato a prefeito de Curitiba
http://olhoabertopr.blogspot.com/2011/04/rafael-greca-se-lanca-pre-candidato.html

Curitiba poderá ter um Bruxo como candidato a prefeito em 2012
http://olhoabertocuritiba.blogspot.com/2011/03/curitiba-podera-ter-um-bruxo-como.html

BRUXO DO PPS É PRÉ CANDIDATO A PREFEITO DA CAPITAL
http://lobonoticias.blogspot.com/2011/04/bruxo-do-pps-e-pre-candidato-prefeito.html

Chik Jeitoso (PPS) lançou-se pré candidato a prefeito de Curitiba
http://leiaopimentinha.blogspot.com/2011/04/chik-jeitoso-pps-lancou-se-pre.html

Lei de diretrizes orçamentária (LDO) para 2012 começa a tramitar nesta segunda-feira (18) na Assembléia Legislativa do Paraná

Deputado Nereu Moura (PMDB)presidente da Comissão de Orçamento

A mensagem do Anteprojeto de Lei de Diretrizes Orçamentária para o exercício de 2012, encaminhada pelo governador Beto Richa, será lida em Plenário pelo presidente Valdir Rossoni (PSDB) na sessão ordinária de segunda-feira (18). Ao cumprir o protocolo a matéria será transformada em projeto de lei, sendo submetida, em seguida, à Comissão de Orçamento da Assembleia.

O deputado Elio Lino Rusch (DEM), relator da LDO, garantiu hoje (15) que a Comissão está preparada para analisar imediatamente o projeto, abrindo na sequência prazo para a apresentação das emendas parlamentares. “Com certeza vamos buscar o que é melhor para o Paraná”, frisou. É o relator o encarregado de sistematizar as emendas e oferecer seu relatório, para que o projeto siga para o Plenário, onde também pode receber novas contribuições dos deputados.

A receita estimada pelo Executivo para o próximo ano é de R$ 27,1 bilhões. O anteprojeto elaborado pelo Executivo é composto por onze capítulos, onde constam, entre outras informações, detalhamentos como prioridades da administração pública estadual; critérios para a distribuição dos recursos; estrutura e organização dos orçamentos; as diretrizes para a execução dos orçamentos do Estado; e disposições sobre despesas com pessoal.

Tramitação - O Regimento Interno da Assembleia estabelece que um projeto de lei, após receber pareceres favoráveis nas comissões permanentes do Legislativo em que foi analisado e votado, vai ao Plenário para ser apreciado em três votações e redação final. Já em relação aos debates que vão mobilizar os 54 deputados em torno do orçamento, a legislação estadual prevê que devem ser concluídos antes do encerramento do período legislativo do primeiro semestre. Ou seja, antes do recesso parlamentar de julho. Depois de aprovado, o Legislativo encaminha o projeto para o Executivo que poderá sancioná-lo (ou vetá-lo). Em seguida, deve ser publicado.

O deputado Nereu Moura (PMDB), presidente da Comissão de Orçamento, explicou que o importante é que este documento estabeleça políticas, ações e meios para concretizá-las, refletindo os anseios e as necessidades da população. “Defendemos um orçamento que conduza o Paraná para o desenvolvimento com qualidade de vida para os cidadãos”, declarou o parlamentar durante a semana, ao participar de um encontro com o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi, exatamente para discutir a LDO.

Nereu Moura explicou ainda que a LDO constituí-se parte de um sistema orçamentário e deve ter conteúdo compatível com o PPA (Plano Plurianual) e com a LOA (Lei Orçamentária Anual), que a sucede. O PPA e a LOA devem ser encaminhados ao Poder Legislativo três meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro (30 de setembro).

Peça do freio de caminhão se solta e acerta veículo fazendo vítima fatal em Centenário do Sul

Um homem, de 44 anos, morreu em um acidente que envolveu um caminhão e um carro, por volta das 18h de sábado (16), na PR-340, em Centenário do Sul, na região Norte do Paraná. Segundo as informações dos policiais rodoviários, uma peça do sistema de freio do caminhão se soltou e atingiu o carro, que trafegava no sentido contrário da pista. Após ser atingido pela peça, o motorista do carro perdeu o controle da direção e capotou. Ele morreu na hora.

A esposa e o filho também estavam no veículo mas não se feriram. O condutor do caminhão não teve ferimentos.

Via G1

Polícia Rodoviária Estadual fez 2 apreensões de droga no final de semana

A Polícia Rodoviária Estadual do Paraná (PRE) apreendeu na manhã deste domingo, 4,8 quilos de maconha escondidos na lateral de um veículo que trafegava pela PR – 323. Dois homens, um de 20 e outro de 21, anos foram presos.

Conforme informações divulgadas pela PRE de Iporã, cidade onde ocorreu a apreensão, os jovens adquiriram a droga em Guaíra, na região Oeste do Estado, na tríplice fronteira entre entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pretendiam levá-la a Maringá, no Norte do Estado. Os rapazes relataram a polícia que pagaram R$ 400 pelo entorpecente. Eles foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Iporã.

No sábado (16), foram apreendidos na PR-160, em Guarapuava, na região central do Paraná, 6,3 quilos de cocaína. De acordo com a PRE, o motorista do veículo onde a droga foi encontrada saiu de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, e tinha como destino Guarapuava.

O entorpecente estava dividido em 12 tabletes. O condutor do veículo, que tem 40 anos, foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil da cidade.

Durante encontro do PSDB Rossoni critica Beto Richa

Rossoni e Beto Richa

Reunião PSDB em Curitiba

Durante a encontro do PSDB hoje em Curitiba Rossoni aproveitou para dar uma "espetadinha" no governador Beto Richa, veja abaixo o que Rossoni falou:

"Beto, não quero constrangê-lo, mas seu governo está cheio de 12,13 e 15"


Declaração do presidente da ALEP Valdir Rossoni referente aos partidos PDT (12), PT (13) e PMDB (15)....

Loja fecha por falta de segurança pública em Curitiba

Falta de segurança

Uma loja de venda de roupas que funcionava na Rua Fernando de noronha, 1997 no bairro Boa vista -Curitiba fechou as portas, o motivo do fechamento da lija segundo uma faixa pendurada na frente da loja seria a "falta de segurança pública, nas imagens podemos ver que a loja tentou mantar-se aberta até com a contratação de uma empresa de segurança e monitoramento de alarmes, mas não logrou êxito e fechou definitivamente.

Na faixa:
"Sr. Governador Beto Richa e comunidade, fechamos por falta de segurança pública"

Assista o vídeo abaixo:


Fotos: Cristiano -Curitiba
Reportagem e edição de vídeo: Cesar Minotto

Veículo da prefeitura de Ubiratã circulando em Laranjeiras do Sul neste domingo, a serviço ou a passeio?


Veja o vídeo abaixo



Veículo da prefeitura municipal de Ubiratã trafegando pelas ruas de Laranjeiras do Sul neste domingo 17-04-211 as 12:00 hrs, o veículo é o gol placas AOJ 4904 com o nº 76 da frota municipal, como ocupantes no gol tinha um casal de funcionários da prefeitura daquele municipio.

Artigo 5º da Constituição Federal

Todos são iguais perantes a lei....

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

XXII - é garantido o direito de propriedade;

XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

XXVIII - são assegurados, nos termos da lei:

a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;

b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas;

XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;

XXX - é garantido o direito de herança;

XXXI - a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus;

XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;

XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;

XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;

XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;

XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção;

XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

a) a plenitude de defesa;

b) o sigilo das votações;

c) a soberania dos veredictos;

d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;

XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;

XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:

a) privação ou restrição da liberdade;

b) perda de bens;

c) multa;

d) prestação social alternativa;

e) suspensão ou interdição de direitos;

XLVII - não haverá penas:

a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

b) de caráter perpétuo;

c) de trabalhos forçados;

d) de banimento;

e) cruéis;

XLVIII - a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado;

XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;

L - às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação;

LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;

LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;

LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

LVlI - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

LVIII - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;

LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal;

LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

LXIII - o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;

LXIV - o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial;

LXV - a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária;

LXVI - ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;

LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;

LXVIII - conceder-se-á habeas-corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-corpus ou habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

a) partido político com representação no Congresso Nacional;

b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

LXXII - conceder-se-á habeas-data:

a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos;

LXXV - o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença;

LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei:

a) o registro civil de nascimento;

b) a certidão de óbito;

LXXVII - são gratuitas as ações de habeas-corpus e habeas-data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

§ 1º. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

§ 2º. Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

PT de Laranjeiras do Sul realiza encontro municipal dia 30

O PT de Laranjeiras do Sul realiza no próximo dia 30 seu encontro municipal, aproveita a ocasião e convida os membros filiados a participarem do encontro.

Local : Assentamento 8 de junho
Horário: 8:00 hs

Gustavo Fruet recusa convite de Rossoni

O ex-deputado federal Gustavo Fruet recusou o convite para ser secretário-geral do PSDB no Paraná. Ele havia sido convidado pelo presidente estadual do partido, o deputado estadual Valdir Rossoni. O PSDB realiza a convenção estadual do partido neste domingo (17).
Fruet disse que ficava grato pelo convite, apesar de recusá-lo. Ele também não quis falar sobre o que chama de especulações, como seu futuro no partido.

EBC contrata blogueiro Luis Nassif por R$ 660 mil sem licitação

Luis Nassif

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), órgão do governo federal, dispensou licitação para contratar, por R$ 660 mil, os serviços do jornalista Luis Nassif pelos próximos 12 meses. A decisão é do dia 8 de abril e foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A presidente da EBC, Maria Tereza Cruvinel, é quem assina o “ato de inexigibilidade de licitação”. Luis Nas­­sif será contratado, segundo a EBC, “para a prestação de serviços jornalísticos” com uma remuneração mensal média de R$ 55 mil.

O contrato com o governo é por meio de uma empresa de Nassif, a Dinheiro Vivo Consultoria Ltda. No mês passado, encerrou-se outro contrato, sem licitação, de R$ 180 mil, assinado em setembro. Antes disso, entre junho de 2009 e julho de 2010, Nassif recebeu R$ 1,2 milhão da mesma EBC. Ao todo, ao término do novo contrato em 2012, o jornalista terá faturado, sem licitação, pelo menos R$ 2,1 milhões do governo federal em menos de três anos.

A EBC informou que a ausência de licitação nesta contratação “se justifica pela notória e reconhecida especialização do jornalista Luís Nassif”. “Os valores do contrato são compatíveis com a remuneração paga, no mercado jornalístico, a profissionais do mesmo nível e valoração de Luis Nassif”, diz a empresa.

A EBC menciona o artigo 25 da Lei de Licitações 8.666/93 e o artigo 64 do Decreto 6.505/2008, que trata da contratação de serviços e aquisição de bens da empresa. “É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição”, diz o artigo da Lei 8.666.

Procurado pela reportagem, Nassif disse que receberá “valores de mercado” da EBC. Ele também justificou o contrato com base na legislação que permite contratações por “notória especialização” Ele destacou o trecho que permite dispensa de concorrência “para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.

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Faltam vagas em creches de Londrina

Creche Jardim Londrina

“Diariamente, atendemos mães buscando vaga para o filho. Algumas chegam chorando outras bravas. É muito difícil, mas não temos como atender.” Valmirane de Pinho, diretora do Centro de Educação Reverendo Jonas, na zona leste de Londrina, afirma que a lista de espera é de 130 crianças. “É praticamente mais uma escola. Hoje atendemos 116 crianças.”
No Centro de Educação Infantil Marabá, a diretora irmã Emília Costanze, vive o mesmo conflito diário. Não tem como atender todos que batem à porta. “Temos uma lista de espera de 200 crianças.”

Gisela Maria Vieira saiu do sufoco há pouco tempo. “Foi muito difícil. Fiquei meses esperando por uma vaga. Deixava o Gabriel com a vizinha, às vezes com minha irmã, às vezes faltava no trabalho.” No Conselho Tutelar da zona norte, Celina Barbosa conta que em média 10 mães, por semana, buscam vagas em creches.

A falta de vagas nos centros de educação infantil é um problema crônico em Londrina. De acordo com dados da Promotoria da Vara da Infância e Juventude, o déficit registrado até agosto do ano passado era de 7 mil vagas. A secretária da Educação, Karen Sabec, afirma que esse déficit já deve ter baixado para 5 mil. Hoje, 1.077 crianças de 0 a 5 anos são atendidas em 11 centros municipais de Educação Infantil (CMEIs), enquanto 6.327 são atendidos em centros de Educação Infantil mantidos por entidades filantrópicas (CEIs).

Otimismo

De acordo com a secretária, novas vagas serão abertas em breve. Serão 1.200 com as construções de quatro novos centros de educação já em andamento. Outros dois centros estão planejados, com mais 300 vagas cada um. “Paralelamente estamos ampliando algumas creches. Até o final do mandato [do prefeito Barbosa Neto] serão cinco creches ampliadas, oferecendo mais 100 vagas e mais uma construída na zona norte, com 300 vagas.” Há também investimento que será anunciado em breve, de acordo com a secretária, que prevê a construção de um CMEI, com 200 vagas, junto com uma escola fundamental.

Somando tudo, são 2.400 vagas, o que não supre mesmo a previsão mais otimista da Prefeitura, de déficit atual de 5 mil vagas, sem computar os nascimentos até o final do mandato. A secretária afirma que “é praticamente impossível adequar o número de vagas ao número de nascimentos” e que conta com abertura de mais vagas nas CEIs e CMEIs em funcionamento em decorrência da entrada mais cedo da criança no ensino fundamental. “Hoje, a criança que está com 5 para 6 anos já está indo para o ensino fundamental.”

Filantrópicas sofrem por recursos

A diretora da CEI Reverendo Jonas, Valmirane de Pinho, afirma que a lista de espera de 130 crianças poderia ser minimizada com a participação maior da Prefeitura na manutenção dos centros de educação. “Poderíamos ampliar a estrutura física e abrir mais vagas”, diz. Hoje, o Município tem um termo de cooperação técnica financeira com as filantrópicas na qual repassa um valor por criança atendida. Com o aumento de 12% recém concedido pela Prefeitura, são repassados R$ 182/mês por criança do berçário e R$ 121 por criança de 2 a 5 anos.

“Nós abrimos uma escola, então temos nossa parcela de responsabilidade, mas como atendemos uma necessidade da população e não particular, acredito que a Prefeitura deveria aumentar sua participação”, diz Valmirane. O valor repassado tem que ser utilizado para pagamento de pessoal, encargos trabalhistas, água, luz e telefone. “Não conseguimos pagar tudo”, diz.

A diretora do Centro de Educação Infantil Marabá, irmã Emilia Costanze afirma que com o repasse mensal da Prefeitura, ainda faltam R$ 5 mil no orçamento, que precisam ser complementados. Diariamente a creche tem que suprir essa falta, que hoje está marcada na infraestrutura do prédio. “Temos que reformar o telhado, quando chove há muita goteira; o freezer está enferrujado; os banheiros estão com infiltração”, enumera. Mas as dificuldades não a desanimam. A irmã conta que muitas mudanças já foram obtidas com a ajuda da sociedade, desde pintura até troca de piso. “Criança gosta de lugar agradável, bonito e merece isso.”

Município tem que se responsabilizar mais, diz pedagoga

A pedagoga Marta Matsubara, coordenadora do Programa Excelência em Educação da Promotoria da Vara da Infância e da Juventude, defende a municipalização dos centros de educação infantil filantrópicos, que hoje atendem a maioria das crianças com idades entre 0 e 5 anos. “Se há a identificação de uma demanda e há anamnese econômica, o poder público tem obrigação de atender”, afirma Marta Matsubara.

Na avaliação da pedagoga o que acontece hoje é que diante da ausência do Poder Público que não consegue atender a todos, pessoas da comunidade acabam se responsabilizando. Mas muitas vezes, não estão preparadas para a administração de uma creche. “Acreditam que apenas a parceria com a Prefeitura será suficiente e enfrentam dificuldades para complementar os recursos que faltam.”

O Poder Público, por sua vez, de acordo com a pedagoga, “limita-se a firmar estas parcerias, que nunca são suficientes. Como se assim tivesse cumprindo seu papel.” Marta Matusabara ressalta que é necessário um posicionamento sobre o futuro do cidadão. “Esta demanda não é local [de um bairro, de uma região]. É do Município. O Poder Público precisa entender que a criança que está na creche filantrópica também vai retornar para a sociedade. Resta saber de que forma quer que retorne: como flanelinha ou com professor, por exemplo.”

A secretária de Educação, Karen Sabec, afirma que até 2016, todos os municípios, de acordo com o Plano Nacional de Educação, terão que assumir integralmente a demanda da educação infantil. “Vamos fazer isso, mas o Município tem suas limitações e sem o apoio da iniciativa privada, ao menos no início, não temos como atender com qualidade”, diz a secretária Karen Sabec.

Ela ressalta que as metas colocadas pelo governo federal são boas, mas falta o cumprimento da parte dele. “7% do PIB nacional deveriam ser revertido para a educação e hoje não temos nem 0,1%”, diz a secretária. “O Município acaba tendo que dar conta de qualquer forma.”

sábado, abril 16, 2011

João de Lima Eleutério ex-prefeito de Marquinho foi condenado a 23 anos de prisão

Fórum de Laranjeiras do Sul:Ex-prefeito de Marquinho(PR) foi mandante de assassinatos, diz Justiça,condenação ocorre 13 anos depois dos crimes.

O ex-prefeito de Marquinho, na região Central do Paraná, foi condenado a 23 anos de prisão na sexta-feira (15) por ter planejado o assassinato de duas pessoas e a lesão corporal de uma mulher. O veredito foi dado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Laranjeiras do Sul e a motivação dos crimes, segundo a Justiça, foi política.

João de Lima Eleutério foi condenado por duplo homicídio qualificado e por lesão corporal grave, ocorridos em 1998. De acordo com informações do Ministério Público, que apresentou a denúncia contra o ex-prefeito, por meio da Procuradoria-Geral da Justiça, Eleutério mandou assassinar dois irmãos e agredir a esposa de um deles porque eles eram adversários políticos.

Os executores do crime serão julgados em outro processo criminal, ainda sem definição da data do júri.

Bituruna vai eleger novo prefeito dia 3 de julho

Prefeito eleito em 2008 foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) marcou para 3 de julho as eleições suplementares de Bituruna, no Centro-Sul do Paraná. Os partidos devem realizar as convenções coletivas para definir o candidato a prefeito e a vice até primeiro de maio.

As contas prestadas pelo prefeito reeleito em 2008, Remi Ranssolin (PTB), correspondentes ao período de 2000 a 2004, receberam parecer irregular do Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE) e a Câmara de Vereadores acatou a avaliação. Desde a cassação de Ranssolin, em abril de 2004, o presidente da Câmara de Vereadores de Bituruna, Eduardo Conrado (PP), esteve a frente do executivo da cidade.

Bituruna possui 11.224 eleitores e para as eleições suplementares, o processo eleitoral ocorre normalmente, inclusive, com propaganda eleitoral. Conforme determinações do TRE, as emissoras de rádio comerciais e comunitárias devem reservar de primeiro a 30 de junho dois horários de 30 minutos distintos – um iniciando-se às 7h e outro ao meio dia.