terça-feira, junho 23, 2026

DEPUTADO PROFESSOR LEMOS EM ACAO - A EDUCAÇÃO NO PARANÁ PRECISA VALORIZADA

A EDUCAÇÃO NO PARANÁ PRECISA VALORIZADA |

Na última semana, no Palácio Iguaçu, em reunião na Casa Civil com participação de diversas secretarias, especialmente da Educação, avançamos na construção de um projeto fundamental para a valorização dos professores da rede estadual do Paraná. A proposta prevê a atualização de dispositivos da carreira docente, com destaque para a possibilidade de progressão por titulação acadêmica, como mestrado e doutorado — algo já adotado em diversos municípios paranaenses e em outros estados do país.

Atualmente, mesmo com alta qualificação, os professores da rede estadual não têm esse reconhecimento na evolução funcional, sendo obrigados a recorrer exclusivamente ao PDE. A mudança corrige uma distorção histórica e fortalece a valorização profissional. O projeto também contempla medidas para elevar os salários de docentes que se encontram nas faixas mais baixas da carreira, promovendo maior equilíbrio e justiça remuneratória.
Outro ponto importante é a proposta, construída junto à APP-Sindicato, que trata da equiparação de direitos e salários dos agentes educacionais I e II com os demais servidores do Executivo estadual.
Diante disso, é fundamental que o Governo do Estado encaminhe com urgência os projetos à Assembleia Legislativa, para que possamos votá-los em regime de urgência antes do início do período eleitoral, em 4 de julho. Trata-se de garantir avanços concretos na valorização da educação pública e de seus profissionais.

Nenhum comentário: