sábado, fevereiro 07, 2026

Curitiba recebeu alerta de emergência para tempestade severa sobre a cidade

Curitiba recebeu, por volta das 17h40 deste sábado (7), o primeiro alerta de emergência via sistema Cell Broadcast, enviado pela Defesa Civil Estadual. A mensagem foi disparada por causa de uma área de tempestade mais severa sobre a cidade, com potencial para causar danos.

O aviso também atingiu a região de São José dos Pinhais, onde a mesma instabilidade poderia provocar rajadas de vento de até 80 km/h e chuva mais intensa, com chance de granizo, segundo o Simepar. Nas estações meteorológicas da Prefeitura, a maior rajada registrada foi de 78,9 km/h no Pinheirinho, às 17h30.
O Cell Broadcast é uma tecnologia que envia alertas diretamente para os celulares conectados às antenas da área de risco, sem necessidade de cadastro. A mensagem aparece sobre as outras notificações e exige interação da pessoa, justamente para chamar atenção para a necessidade de buscar um local seguro o mais rápido possível.
Ao longo do dia, outras regiões do Paraná também receberam alertas de risco moderado a alto de tempestades, incluindo Capanema, Planalto e Dois Vizinhos. O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres segue em monitoramento 24 horas para novos envios em caso de condições mais severas.
Em Curitiba, os acumulados de chuva até as 18h20 foram baixos na maior parte dos bairros, com destaque para o Bairro Alto, que registrou 11,3 mm nas estações hidrológicas da Prefeitura.
Mais informações em: busaocuritiba.com

Nenhum comentário: