quinta-feira, fevereiro 05, 2026

A educação de Espigão Alto do Iguaçu inicia o ano letivo com mais um importante motivo de orgulho: a conquista do Selo Ouro da Alfabetização, reconhecimento máximo concedido pelo Ministério da Educação (MEC)





SELO OURO NA EDUCAÇÃO

Prêmio nacional é apresentado durante planejamento pedagógico anual em Espigão Alto do Iguaçu

A educação de Espigão Alto do Iguaçu inicia o ano letivo com mais um importante motivo de orgulho: a conquista do Selo Ouro da Alfabetização, reconhecimento máximo concedido pelo Ministério da Educação (MEC) às redes de ensino que demonstram excelência na alfabetização de crianças na idade certa.

O anúncio da premiação foi realizado durante o evento de Planejamento Pedagógico Anual, que reuniu educadores, gestores e profissionais da área educacional do município. A programação contou ainda com a participação da neuropsicóloga e psicopedagoga Francieli Grolli, responsável por apresentar estratégias práticas e eficazes para aplicação em sala de aula, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, Susi Maciel de Velho, destacou que esta é a segunda vez consecutiva que o município recebe o Selo Ouro, resultado do comprometimento coletivo com a qualidade da educação.

“Este é o segundo ano que conquistamos o Selo Ouro, o que para nós é motivo de muito orgulho. As transformações e avanços do setor educacional acontecem pelo trabalho e dedicação de muitas mãos — do nosso prefeito Agenor Bertoncelo, da equipe pedagógica, diretores, professores e de toda a comunidade escolar”, afirmou.

Mais do que um prêmio simbólico, a certificação representa o reconhecimento de que o município está cumprindo seu papel social e constitucional: garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, de forma inclusiva, estruturada e eficiente. Em um cenário nacional ainda marcado por desafios na aprendizagem, a conquista se consolida como um marco de progresso, responsabilidade e compromisso com o futuro das novas gerações.

 Planejamento Pedagógico de 2026

A neuropsicóloga e psicopedagoga, Francieli Grolli foi a responsável em apresentar estratégicas reais em salas de aulas. No encontro com os educadores, Francieli explanou técnicas de como manter a excelência pedagógica, cuidando de si, da turma e dos alunos. Onde a psicopedagoga destacou ser isso mais que desafio nos dias atuais.

Ela que atua a mais de 26 anos na área educacional e clínica. Graduada em pedagogia, especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem, especialista em Psicopedagogia, especialista em Orientação e Supervisão Escolar e Doutora em Psicologia Social Atua como neuropsicóloga e psicopedagoga, sendo referência na avaliação e estimulação:

Das funções cognitivas (percepção, linguagem, atenção, memória e pensamento); ⁠das funções executivas (planejamento, controle inibitório, flexibilidade cognitiva); no processo de aprendizagem escolar ⁠e das habilidades sociais.

Departamento de Comunicação

Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu

Nenhum comentário: