𝐂𝐚𝐬𝐭𝐫𝐚𝐏𝐞𝐭 𝐯𝐚𝐢 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝟑𝟎𝟎 𝐜𝐚̃𝐞𝐬 𝐞 𝐠𝐚𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐡𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐞𝐦 𝐐𝐮𝐞𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐈𝐠𝐮𝐚𝐜̧𝐮
“Para nós é uma satisfação em poder atender demandas da causa animal. Numa ação que acontece pela união de esforços entre o poder público, Governo do Estado, Legislativo, ONGs e a sociedade civil”, diz 𝐩𝐫𝐞𝐟𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐑𝐚𝐟𝐚𝐞𝐥 𝐌𝐨𝐮𝐫𝐚.
A cidade de Quedas do Iguaçu esteve movimentada neste final de semana com uma importante ação voltada à causa animal. Médicos veterinários e profissionais da saúde animal tem na meta atender mais 300 cães e gatos por meio do programa CastraPet, em uma iniciativa que está contando com a participação da Vigilância Sanitária, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da atual gestão municipal. As ações acontecem nesta segunda-feira (19).
A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Manu Tensini Moura, destacou a relevância da ação para o município.
“Foi uma ação muito significativa para nós, pois amamos nossos animais e hoje a cidade vive um momento histórico, com uma gestão que se preocupa com as pessoas, com os animais e busca resolver problemas crônicos de anos. Havia uma cobrança pela quantidade de animais em situação de rua, e o CastraPet vem para dar um alento e uma resposta à população que defende a causa animal”, enfatizou.
𝐄𝐌𝐄𝐍𝐃𝐀 𝐏𝐀𝐑𝐋𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑
O 𝐩𝐫𝐞𝐟𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐑𝐚𝐟𝐚𝐞𝐥 𝐌𝐨𝐮𝐫𝐚 enalteceu a participação do Legislativo Municipal, na busca dos recursos que viabilizou a ação pela causa animal. Também as ONGs, que tem uma atuação forte no município e desde o início da atual gestão estão tendo todo apoio.
“Para nós é uma satisfação em poder atender demandas da causa animal. Numa ação que acontece pela união de esforços entre o poder público, legislativo e a sociedade civil. Com isso reforçamos o compromisso com políticas públicas eficazes e ações que geram resultados concretos para a população, atendendo as reivindicações e demandas apontadas pela população”, falou o Prefeito.
Para a execução do programa, município conquistou recursos via parlamentar de R$ 70 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, de uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Matheus Vermelho (representado pelo vereador Regui dos Santos e Adilson Poleze), e R$ 30 mil do deputado Batatinha (representado pela presidente da Câmara em exercício, Carlise Priscila e a suplente Sandra Harca).
Os trabalhos estão sendo coordenados pelas equipes da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨𝐥𝐞 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐜𝐚̃𝐞𝐬 𝐞 𝐠𝐚𝐭𝐨𝐬
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) é promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com apoio das prefeituras municipais. A iniciativa tem como objetivo o controle populacional de cães e gatos, além da prevenção de zoonoses.
Está inserido no conceito de Saúde Única, que integra a saúde ambiental, animal e humana. A proposta também busca conscientizar a população sobre a importância da castração para a saúde dos animais, a prevenção do abandono — evitando ninhadas indesejáveis — e reforça orientações sobre vacinação, desvermifugação, visitas periódicas ao médico veterinário e práticas de guarda responsável.
Fonte. ASCOM


Nenhum comentário:
Postar um comentário