O prêmio de transparência pública é concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e colocou o município na 𝟕𝟑ª 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐨𝐬 𝟑𝟗𝟗 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚𝐧𝐚𝐞𝐧𝐬𝐞𝐬 𝐞 𝐞𝐦 𝟓º 𝐥𝐮𝐠𝐚𝐫 𝐧𝐚 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐚𝐧𝐭𝐮𝐪𝐮𝐢𝐫𝐢𝐠𝐮𝐚𝐜̧𝐮.
O município de Espigão Alto do Iguaçu, no Centro-Oeste do Paraná, volta a se destacar no cenário estadual pela eficiência na gestão pública em 2025. Demonstrando compromisso com a transparência, integridade e o acesso à informação, a cidade conquistou novamente o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2025, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
De acordo com o responsável pelo setor de contabilidade do município, Jailton Paulek, neste ano o TCE-PR alterou a metodologia de avaliação técnica, ampliando os quesitos analisados e a coleta de dados. Em 2024, Espigão Alto do Iguaçu já havia conquistado o Selo Ouro, com nota de 91,76%, alcançando a 121ª posição. Em 2025, o município obteve 92,68%, avançando para a 73ª colocação geral, figurando entre as cinco cidades mais bem avaliadas da Cantuquiriguaçu.
O gestor do Portal da Transparência, Márcio Bonela, destaca que, no levantamento, a prefeitura atingiu 100% de conformidade em áreas essenciais, como acessibilidade, contratos, despesas, diárias, educação, informações institucionais e prioritárias, licitações, obras, ouvidoria e recursos humanos.
𝐍𝐎𝐕𝐎𝐒 𝐃𝐄𝐒𝐀𝐅𝐈𝐎𝐒
Para o secretário municipal de Finanças, 𝐍𝐞𝐥𝐭𝐨 𝐙𝐨𝐥𝐞𝐭, o desafio agora é avançar ainda mais.
“O nosso objetivo para os próximos anos é alcançar o nível máximo de excelência do programa, que é o Selo Diamante, concedido aos entes públicos que atingem mais de 95% no índice de transparência”, afirmou.
Zolet também ressaltou o trabalho conjunto da administração municipal.
“Pelo segundo ano consecutivo somos Selo Ouro em transparência pública. Isso é resultado do comprometimento das secretarias, da atenção às informações exigidas, da dedicação e do profissionalismo dos técnicos na elaboração dos projetos, na correta aplicação dos recursos e no controle dos gastos públicos”, destacou.
A atual gestão do prefeito 𝐀𝐠𝐞𝐧𝐨𝐫 𝐁𝐞𝐫𝐭𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐨 vem promovendo ações integradas de aperfeiçoamento e profissionalização dos servidores responsáveis pela Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação (LAI), Ouvidoria e pela aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em diversas áreas da administração municipal de Espigão Alto do Iguaçu.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu

Nenhum comentário:
Postar um comentário