|  | 
| Dennis Jorge Migliorini ladeado dos seus amigos e companheiros políticos, Gelson Douglas Nogueira (MPPR), e o Prefeito Jaison Mendes de Laranjeiras do Sul. Fonte: Imagem Pública - Rede Mundial de Computadores - Internet (https://www.facebook.com/share/p/19i1XnFRqW/?mibextid=wwXIfr) | 
Radialistas presos, Dennis Jorge Migliorini (Pio do Jacu) e Cesar Minotto
Confira a reportagem oficial do Ministério Público do Estado do Paraná a aproximadamente 15 anos atrás.
26/11/2010 - NOVA LARANJEIRAS - Dois radialistas são presos em ação do GAECO por extorsão
Dois radialistas foram detidos nesta sexta-feira, 26 de novembro, em Guarapuava, por extorsão. Entre as vítimas, está o prefeito de Nova Laranjeiras, município da região. A prisão veio a partir de investigação das unidades de Curitiba e Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná. O MP-PR foi procurado pelo gestor municipal e outras pessoas, que afirmavam ter sido alvo de chantagem por parte dos jornalistas Cesar Minotto e Denis Migliorini, responsáveis por programas de rádio em uma emissora comunitária de Nova Laranjeiras. Os dois foram presos em flagrante, no momento em que receberiam parte do pagamento por um achaque.
Conforme apurado pelo GAECO, os radialistas agiam da seguinte forma – levantavam informações supostamente desabonadoras a respeito das vítimas e passavam a fazer insinuações durante os programas de rádio. Entravam em contato com essas pessoas e exigiam dinheiro para suspender as “matérias”. Quando não eram atendidos, os ataques recrudesciam – sobretudo contra o prefeito da cidade, a quem os jornalistas teriam pedido “patrocínio” para a publicação de um jornal. A dupla foi encaminhada à Delegacia de Laranjeiras do Sul e nos próximos dias será denunciada criminalmente pelo Ministério Público. A 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, sob comando do delegado Bradock, deu apoio à operação.
O GAECO é o braço do Ministério Público do Estado do Paraná que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Há unidades do grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Guaíra e Maringá. Todas são compostas por policiais civis e militares e por integrantes MP-PR – procuradores e promotores de Justiça – que são os responsáveis pela coordenação das ações.
Presos e condenados pela justiça
Os radialistas foram condenados a quase 8 anos de cadeia.
Confira abaixo a matéria da época da condenação da dupla.
Dois blogueiros de Laranjeiras do Sul foram condenados por extorsão. A sentença foi publicada no Diário Oficial do Tribunal de Justiça do Paraná, dia 25 de julho de 2012, edição 913.
Cesar Minotto e Denis Jorge Migliorini cumprirão pena de 7,9 anos de prisão em regime semi aberto, ou seja, poderão trabalhar durante o dia, mas terão que dormir na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, além do pagamento de multa no valor de R$ 2.736,00 (1/30 avos do salário mínimo durante 132 dias). Também foi condenado Mario José Machado. A sentença prevê 6, 8 anos de prisão, também em regime semi-aberto, e o pagamento de multa no valor de R$ 2.301,00.
O CASO
Minotto e Migliorioni foram presos no dia 26 de novembro de 2010, em Guarapuava, pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), por crime de extorsão. Os dois foram liberados no dia 11 de fevereiro de 2012. Entre as vítimas, está o prefeito de Nova Laranjeiras, Eugenio Bittencourt. Outras pessoas também registraram queixa por chantagem. De acordo com o Gaeco, os blogueiros que tinham um programa na rádio comunitária da cidade, levantavam informações que supostamente desabonam a conduta da vítima e passavam a fazer insinuações durante os programas. Posteriormente, procuravam a vítima e pediam dinheiro para suspender os comentários. Após 78 dias de prisão os dois blogueiros foram postos em liberdade porque a defesa conseguiu anular a prisão em flagrante, embora tenham sido flagrados no momento em que recebiam parte de um “acerto” em dinheiro.
Em entrevista à imprensa de Laranjeiras do Sul, à época, Minotto chegou a dizer que reverteria o caso e que estava sendo vítima de perseguições políticas, já que durante quatro anos denunciava possíveis irregularidades de prefeituras e de políticos. “Eu procurava coisas onde ninguém procurava. Nos sites, nas licitações e nas publicações com letrinhas pequenas. Eu acredito que esse aparato que foi montado para as nossas prisões tem tudo a ver com a política. Eu mexi com gente muito grande. Este foi o preço”, lamentou ao jornal Correio do Povo. Também negou que tivesse conhecimento de uma informação ‘bombástica’ sobre o prefeito de Nova Laranjeiras. “Minha linha de trabalho nunca foi particularidades e sim publicidade. Eu mostrava as coisas erradas”, disse ao jornal de LS.
O blogueiro Dennis Migliorini também declarou ao jornal que estava sendo injustiçado e reforçou a tese de perseguição política ao dizer que a sua prisão foi uma armação visando colocar um ponto final numa uma série de denúncias que já haviam sido protocoladas na Polícia Federal e no Ministério Público. “Se utilizaram de mim e da minha amizade para prejudicar o César Minotto. Me usaram como ‘boi de piranha’”, declarou ao Correio do Povo no dia 16 de fevereiro de 2011.
Por Olho Aberto: A prisão da dupla ocorreu a aproximadamente 15 anos atrás, após Dennis Migliorini e Cesar Minotto serem presos, julgados e condenados a quase 8 anos de cadeia pelo crime de extorsão, hoje, no ano de 2025, ambos encontram-se livres, SEM DEVER UM DIA SEQUER PARA A JUSTIÇA.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário