segunda-feira, outubro 23, 2023

PREFEITURAS DEVEM GARANTIR TRANSPORTE GRATUITO NO DIA DAS ELEIÇÕES, DEFINE O STF


 PREFEITURAS DEVEM GARANTIR TRANSPORTE GRATUITO NO DIA DAS ELEIÇÕES, DEFINE O STF

O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso frisou que uma decisão colegiada do Supremo Tribunal Federal (STF)  nesta quarta-feira, dia 18, determinou que o poder público  tem o dever de fornecer serviço gratuito de transporte coletivo nos dias de eleições.

A tese segue a orientação dada pelo STF nas eleições do ano passado quando a medida foi autorizada para os dois turnos presidenciais em todos os Estados. O parecer do presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso reconhece a omissão inconstitucional na garantia do direito fundamental ao voto e faz um apelo ao Congresso Nacional para regulamentar a matéria.

A corte definiu que a falta de uma política pública de transporte gratuito no dia das eleições tem o potencial de retirar dos mais pobres a possibilidade de participar do processo eleitoral.

Com esse julgamento, o advogado Gilmar Cardoso afirma que a partir das eleições de 2024, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser ofertado de forma gratuita nos dias de eleições gerais.

Leis municipais devem ser editadas regulamentando esse direito e a garantia da gratuidade geral vai evitar que o transporte sirva como instrumento de interferência (compra de votos) no resultado eleitoral, não se constituindo mais num benefício a bel prazer do dirigente de plantão, concluiu  o advogado Gilmar Cardoso.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul