Morreu na madrugada desta quarta-feira (30) em Cascavel, no oeste do Paraná, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Mário Ferroni, aos 104 anos. As causas da morte não foram informadas.
Ferroni foi um dos milhares de expedicionários brasileiros que lutou na 2ª Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Aos 24 anos, ele foi para a Itália e participou da batalha de Monte Castello, no norte do país europeu, que durou três meses e terminou em fevereiro de 1945 com a vitória dos Aliados.
Conforme a Câmara de Vereadores do município, ele integrou grupamento comandado pelo general de divisão João Batista Mascarenhas de Morais.
Catarinense de Campos Novos, nos anos 50 mudou-se para o Paraná.
Em 2022, ele foi homenageado com a Medalha Tributo à FEB, criada pela Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, com o objetivo de preservar a memória dos serviços prestados por homens e mulheres na difusão da memoria histórica da FEB.
O velório do ex-combatente está ocorrendo desde às 8h desta quarta (30) na Capela Master da Acesc no cemitério central de Cascavel.
Via G1 Paraná
Comentários