quinta-feira, agosto 03, 2023

CARNE DE ONÇA (DE CURITIBA)




CARNE DE ONÇA (DE CURITIBA).

Patrimônio cultural de Curitiba e umas das iguarias mais disputadas em bares e restaurantes da capital.

Se você não é de Curitiba ou nunca passou uma temporada na cidade, certamente se surpreenderia ao ouvir falar de “carne de onça em Curitiba“, achando que o prato é feito com carne de uma onça de verdade.

Mas relaxe: nenhuma onça é usada pra fazer essa comida típica do Paraná.

"A carne de onça é um prato tradicional brasileiro originário de Curitiba, onde é servido desde 1953 (na realidade, começou a ser preparado na década de 30). É também o prato oficial da cidade, uma espécie de steak tartare feito com uma combinação de carne moída, alho, cebola, cebolinha, azeite, conhaque, pimenta em pó e páprica doce em pó. A carne moída é achatada, regada com conhaque, temperada e misturada com os demais ingredientes. Depois de pronto, a mistura resultante geralmente é moldada em um retângulo plano e é servida com pão torrado, mostarda e manteiga. O nome do prato significa carne de onça, referindo-se ao felino brasileiro conhecido como onça, porque se diz que depois de comer o prato, você terá o bafo da onça, uma referência aos ingredientes picantes usados para prepará-lo.”

Agora, um grupo de empresários do ramo da gastronomia, através da Carne de Onça iniciam o processo para ser o primeiro prato curitibano com selo de Indicação Geográfica, encaminhando ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O objetivo é conseguir a certificação de prato típico curitibano, na modalidade Indicação de Procedência (IP), comprovando que é uma receita tradicional e 100% local.

O processo vai ser feito em parceria com o Sebrae/PR, que tem a expertise dos trâmites e regras para as Indicações Geográficas (IG) do INPI. O Paraná tem 12 IGs chanceladas, todas resultado do trabalho conjunto entre produtores, empresários locais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Por Gilmar Cardoso

Nenhum comentário: