Pular para o conteúdo principal

ESCLARECIMENTO SOBRE BOATOS REFERENTE A PRISÃO PREVENTIVA DO CABELEREIRO ANDRE VAZ

 


1º - 
 ANDRE VAZ FOI PRESO MEDIANTE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA (TEMPO INDETERMINADO) EXPEDIDO PELA JUSTIÇA DE LARANJEIRAS DO SUL.

2º -  A PRISAÕ PREVENTIVA FOI DECRETADA APÓS INVESTIGAÇÕES DA POLICIA CIVIL PELO CRIME DE ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO

3º -  É BOATO QUE ELE JÁ FOI SOLTO...

4º - CONTINUA PRESO 

5º - NAO EXISTE CULPADO ALÉM DELE MESMO POR ESTAR PRESO, PAREM DE QUEREM ACHAR "CULPADOS" PELA PRISÃO DELE.. ELE É MAIOR DE IDADE, BEM DECIDIDO NO QUE QUER... SE FOI PRESO POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO APÓS INVESTIGAÇÕES DA POLICIA CIVIL... ..


ENTENDA O QUE É ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO

A associação para o tráfico de drogas, na verdade, é uma associação para a prática das condutas tipificadas no artigo 33 (tanto no caput quanto no § 1º), bem como no artigo 34 da Lei de Drogas, que fala sobre maquinários, aparelhos, instrumentos e demais objetos destinados à fabricação de drogas, por exemplo.

Vejamos o que diz o texto legal:


Art. 35. Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1o, e 34 desta Lei:

Pena – reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.200 (mil e duzentos) dias-multa.

Parágrafo único. Nas mesmas penas do caput deste artigo incorre quem se associa para a prática reiterada do crime definido no art. 36 desta Lei.

Percebe-se, portanto, que esse é um crime que se assemelha muito ao de associação criminosa tipificado no artigo 288 do Código Penal, pois os dois são crimes plurissubjetivos, ou seja, exigem mais de um agente para a sua configuração.

Para ser mais específico, os dois tipos penais exigem uma união de pessoas visando à delinquência, sendo que a associação da Lei de Drogas tem uma finalidade específica (a prática dos crimes dos artigos 33 e 34); enquanto a associação do artigo 288 do CP se refere a crimes no geral.

Inclusive, interessante destacar que, com a criação tipo penal do artigo 35 da Lei de Drogas, o artigo da Lei dos Crimes Hediondos restou prejudicado, pois esse artigo estabelece que a pena do crime de associação criminosa do artigo 288 será de 03 a 06 anos de reclusão quando a finalidade for a prática do crime de tráfico de entorpecentes.
Características da associação para o tráfico de drogas

Quanto ao artigo 35, é possível citar como suas características:

a) envolvimento mínimo de duas pessoas: como dito, estamos diante de um crime plurissubjetivo. Diferentemente do crime de associação criminosa, do artigo 288 do CP (que exige o mínimo de três pessoas), basta o concurso de duas pessoas para a sua configuração;

b) finalidade específica: no presente caso, a associação não é para a prática de qualquer crime, é necessária a intenção de cometer qualquer um dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º, e 34 da Lei de Drogas.

c) desnecessidade da reiteração delitiva: o texto legal afirma que os agentes associados queiram praticar os crimes de forma reiterada ou não. Assim, ao contrário do que ocorre no crime de associação criminosa do CP, é desnecessária a intenção de reiteração delituosa.
Associação estável e duradoura

É preciso destacar que, como o tipo penal exige uma “associação” para a prática do tráfico de drogas, a doutrina e a jurisprudência majoritária, muito embora o artigo 35 não exija a finalidade de reiteração criminosa, entendem que é necessário um ajuste prévio entre as partes, um animus associativo, fazendo com que o concurso de agentes meramente ocasional não caracteriza o referido crime.

Nesse sentido, o entendimento predominante é no sentido de que essa associação deve ter o objetivo de ser estável e duradoura para a configuração do artigo 35, salvo contrário será um mero concurso de agentes.

Vale destacar que o STJ já possui tese firmada nesse sentido, ou seja, de que “Para a caracterização do crime de associação para o tráfico é imprescindível o dolo de se associar com estabilidade e permanência”, conforme se vê dos Acórdãos proferidos no HC 235247/SP; no HC 270837/SP; no HC 286219/PE; no HC 271723/MG; no HC 260330/SP; no HC 137535/RJ; no HC 248844/GO; e no HC 239965/RJ.
Consumação

No tocante à consumação desse crime, a análise do tipo demonstra se trata de crime formal, que, consequentemente, se consuma com a mera união dos envolvidos, ou seja, no momento em que se associam (de forma estável e duradoura para a prática do tráfico de drogas).

Assim, ainda que sejam detidos antes da prática do primeiro tráfico de entorpecentes, já estarão incursos no tipo penal.

Importante destacar que o STJ também possui uma tese solidificada quanto a essa questão, isto é, de que “Para a configuração do crime de associação para o tráfico de drogas, previsto no art. 35 da Lei n. 11.343/2006, é irrelevante a apreensão de drogas na posse direta do agente”, conforme os Acórdãos proferidos no HC 441712/SP; no RHC 93498/SC; no HC 432738/PR; no HC 137535/RJ; e no HC 148480/BA.

Por sua vez, haverá concurso material com o crime de tráfico quando, após a associação, vierem efetivamente a cometer qualquer dos crimes dos arts. 33, § 1º, e 34 da Lei.
Tentativa

Quanto à tentativa, entendo não ser possível, principalmente por se tratar de crime formal, de modo que o acordo de vontades entre os integrantes consumará o crime; caso contrário, o fato será considerado atípico.
Pena e ação penal

A pena prevista é de 03 a 10 anos de reclusão, além de 700 a 1.200 dias-multa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feminicidio em Rio Bonito do Iguaçu

Deoclecio  Bortoluzzi apontado como o autor do Feminicidio  Feminicídio na comunidade Alto Iguaçu 🚨 Indivíduo efetuou vários disparos de arma de fogo contra a amante e se evadiu do local!  

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Grave acidente com óbito na estrada do aeroporto em Rio Bonito do Iguaçu

  Na tarde deste sábado (01), um grave acidente foi registrado na estrada do aeroporto, em Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, uma pessoa entrou em óbito no local.