Ação tem como foco manipuladores de alimentos
Na quarta-feira, dia 07 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) irá promover diversas ações locais em Laranjeiras do Sul, com apoio da prefeitura municipal e IDR-Emater.
Serão entregues materiais informativos sobre as “Cinco Chaves para uma alimentação mais segura” da Organização Mundial da Saúde. A ação tem como foco manipuladores de alimentos de estabelecimentos alimentícios, localizados no centro de Laranjeiras do Sul. No período da manhã, a atividade terá início no Mercado Municipal e finaliza na região da Rodoviária. No final da tarde e no período noturno, alguns estudantes irão realizar visitas em estabelecimentos que abrem nesse horário. A Secretaria de Saúde, a Secretaria de Agricultura e o IDR-Emater também irão distribuir os materiais informativos em atendimentos realizados durante a semana.
Adicionalmente, haverá um stand de divulgação no Bloco A da UFFS, visando promover a conscientização da comunidade acadêmica em relação à segurança dos alimentos. Também ocorrerá um evento acadêmico on-line sobre segurança dos alimentos no período da tarde, disponível em youtube.com/@unifespoficial. Outras divulgações serão realizadas durante a semana no perfil do instagram @alimentosuffs.
Cinco Chaves para uma alimentação mais segura
As cinco chaves para uma alimentação segura são recomendações da Organização Mundial da Saúde para produção de alimentos seguros, ou seja, que não causam doenças transmitidas por alimentos. Confira o resumo das 5 Chaves:
Chave 1: Mantenha a limpeza. Isso significa lavar as mãos e os utensílios de cozinha durante o preparo dos alimentos.
Chave 2: Separe os alimentos crus dos cozidos, para evitar a contaminação entre alimentos.
Chave 3: Cozinhe completamente os alimentos, especialmente carnes e ovos, para eliminar os microrganismos que podem causar doenças.
Chave 4: Mantenha os alimentos em temperaturas seguras, ou seja, refrigerados ou congelados. E as comidas quentes devem ser mantidas em temperaturas acima de 60°C. Não descongele alimentos a temperatura ambiente, o descongelamento deve ser feito na geladeira.
Chave 5: Use água e produtos de origens seguras. Consuma água tratada. Não consuma alimentos de procedência duvidosa, como leite cru. Não utilize alimentos vencidos. Higienize as frutas e hortaliças antes de consumi-las, principalmente quando consumidas cruas.
Todos nós, do campo à mesa, somos responsáveis em garantir que os alimentos que comemos estejam seguros e que não prejudiquem nossa saúde.
Alimentos Seguros na Cantu
Ainda no mês de junho, teremos a iniciativa “Alimentos Seguros na Cantu Responde”, na qual dúvidas comuns sobre o preparo de alimentos de forma correta serão respondidas por estudantes da disciplina de Higiene e legislação de alimentos, do curso de Engenharia de Alimentos. O conteúdo será disponibilizado para veiculação nas rádios da cidade.
Realização
A organização das ações é realizada por docentes e estudantes do curso de Engenharia de alimentos e do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFFS, com parcerias com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, IDR-EMATER, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outras instituições.
Dúvidas e mais informações sobre as ações locais e o Projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu” poderão ser obtidas com a professora Dra. Eduarda Bainy no e-mail eduarda.bainy@uffs.edu.br e no perfil do instagram @alimentosuffs.
Confira os vídeos preparados para divulgar a produção de alimentos de forma correta, no QR Code:

Nenhum comentário:
Postar um comentário