segunda-feira, junho 12, 2023

Pré-assentados promovem festa da Semeadura da Palmeira Juçara em Quedas do Iguaçu

 




Pré-assentados promovem festa da Semeadura da Palmeira Juçara em Quedas do Iguaçu
A ação envolveu lideranças do MST e órgãos públicos com a semeadura de quatro toneladas da semente de juçara ameaçada de extinção
Lideranças do pré-assentamento Dom Tomas Balduino, em Quedas do Iguaçu estiveram a frente de uma importante ação ambiental na última quarta-feira (7), em Quedas do Iguaçu, com o lançamento via aeronave da Policia Rodoviária Federal (PRF), de quatro toneladas de sementes da palmeira juçara, árvore ameaçada de extinção na Mata Atlântica.
De acordo com Jonas Nathã a ação acontece dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente, onde as sementes deverão abranger uma área de 67 hectares de reserva legal da comunidade de reforma agrária Dom Tomás Balduíno e nas encostas do Rio Iguaçu, a área de alagada após a construção da represa da Usina de Salto Osório.
Estiveram envolvidos nas atividades ambientais, lideranças ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/PR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Itaipu, Agroecology Fund (AEF), Laboratório Vivam de sistemas agroflorestais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/LS), Prefeitura e Câmara de Quedas do Iguaçu, e o Instituto Água e Terra (IAT/PR). Representantes dos órgãos estarão presentes na atividade.
A juçara é uma das várias espécies típicas do bioma Mata Atlântica ameaçadas de extinção. A extração ilegal de seu palmito é o principal motivo da redução expressiva da quantidade da palmeira da floresta.
REFERÊNCIA NA PRESERVAÇÃO E NO CULTIVO
Josuel Evaristo Gomes tem no seu lote o cultivo do fruto da palmeira juçara, que também é conhecida como a “açaí da juçara” ou “açaí da Mata Atlântica”, produzindo polpa da fruta para suco, sorvete e in natura. Sendo comercializado em feiras dos produtores e por encomenda.
O pré-assentado também produz café, sendo referência aos demais assentados de Quedas do Iguaçu e região.
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: