Ademar Traiano diz que novo fórum prevê projeto arquitetônico inteligente em Quedas do Iguaçu
O novo Fórum terá uma área construída de mais de 2,7 mil m², ao lado do CTG. O investimento deverá superior à 15 milhões
Em cerimônia realizada na última terça-feira (30), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou o edital de licitação para a construção de 18 novos fóruns no Estado. Entre os quais a cidade de Quedas do Iguaçu será contemplada.
Em seu discurso, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, falou sobre a importância de atender às necessidades da população e de dar respostas às novas demandas que surgiram após a pandemia. “Quando construímos um novo fórum, estamos buscando dar conforto e receber bem a população do nosso Estado. Queremos também dar conforto aos magistrados e servidores”, destacou o presidente. O desembargador agradeceu, ainda, o esforço colaborativo que permitiu, em um curto espaço de tempo, atender às demandas das 18 comarcas.
Presente da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Ademar Traiano, parabenizou o TJ-PR pela os investimentos que serão realizados nas novas edificações forenses, destacando que os projetos serão desenvolvidos a partir do novo padrão de construção de fóruns no Paraná. O novo modelo estabelece que as edificações forenses de Entrância Inicial de Juízo Único sejam reduzidas de 1.500m² de área construída para 600 a 700m². A ideia é adequar as edificações ao novo sistema judicial, que prima por processos digitais e reduz a necessidade de postos de trabalho para atendimento presencial dos jurisdicionados e dos operadores do direito.
O padrão remodelado propõe um projeto arquitetônico inteligente com utilização de sistemas modulares que permitem a ampliação do fórum conforme as particularidades de cada comarca. Além disso, as obras diminuirão os gastos públicos ao mesmo tempo que ganharão agilidade com prazos de entrega 25% menores, podendo ser entregues em até 8 meses.
Durante a cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Ademar Traiano, ressaltou a importância da construção dos fóruns e o impacto do novo padrão nos projetos. “Quando temos um ambiente sadio com estruturas como essas, o trabalho se desenvolve com mais eficiência, não só pelos juízes, mas também pelos servidores. Essa nova estrutura é um trabalho de eficiência e racionalidade do dinheiro público. Por isso, quero agradecer a oportunidade de estar aqui e viver esse momento tão importante”, afirmou o deputado.
Também prestigiaram a solenidade a primeira vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa; o ouvidor do TJPR, desembargador Ruy Alves Henriques Filho; o professor e advogado Juarez Cirino dos Santos, representando a Ordem dos Advogados do Paraná (OAB); entre outras autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
O prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime da Luz prestigiou o lançamento do processo licitatório acompanhado de secretários municipais e vereadores.


Nenhum comentário:
Postar um comentário