quarta-feira, maio 31, 2023

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do Coronel FRANCISCO ANTÔNIO SCHINITESKI LOPES, carinhosamente conhecido como CHICO LOPES


É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do Coronel FRANCISCO ANTÔNIO SCHINITESKI LOPES, carinhosamente conhecido como CHICO LOPES, ocorrido hoje (30) , às 14 horas, na capita do estado do Paraná.

O Coronel Francisco Lopes, nascido em 27 de abril de 1.953, natural de Cruz Alta/RS, cursou a Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN que é localizada em Resende (RJ), e é o único estabelecimento de ensino superior que forma os oficiais combatentes de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, sendo companheiro de armas do ex presidente Jair Messias Bolsonaro.

Ao longo dos quatro anos de formação na Academia, são realizadas atividades que se fundamentam no desenvolvimento de atributos das áreas afetiva, cognitiva e psicomotora necessários à profissão militar.

Sua grade curricular inclui disciplinas ligadas às ciências militares, exatas e humanas. Ao final do curso, o concludente é declarado Aspirante a Oficial e recebe o diploma de Bacharel em Ciências Militares.

O Coronel da Reserva, Francisco Lopes era filho do gaúcho Pampilho Lopes do Nascimento e de Olga Schiniteski do Nascimento, família conhecida e tradicional de nossa cidade.

O Coronel Schiniteski deixa a esposa Clarice, 3 filhas, Estela, Karine e Fernanda, duas netas, uma inclusive nasceu no dia de ontem e ele, infelizmente, por desígnios divinos, não pode conhecer.


Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço.
Ao romper da madrugada e o descambar do sol, tomara que todo o mundo seja como irmão
Ajuda-me a perdoar as afrontas e não fazer aos outros o que não quero pra mim.
Perdoa, meu Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana
De quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira afora...
Êta potrilho chucro, renegado e caborteiro...
Mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito
Ajuda-me Virgem Maria, primeira prenda do céu
Socorre-me São Pedro, capataz da estância gaúcha

Mas pra fim de conversa vou te dizer meu Deus, mas somente pra ti:
Que a tua vontade leve a minha de cabresto pra todo o sempre até a querência do céu.
Amém.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul