Pular para o conteúdo principal

QUEDAS DO IGUAÇU:Adilson Poleze apresenta projeto para criação da CIA Independente da Polícia Militar

Adilson Poleze apresenta projeto para criação da CIA Independente da Polícia Militar

Deputados Reichembach e Alexandre Curi serão os propulsores do projeto de Lei na Assembleia Legislativa

O presidente da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, Adilson Poleze apresentou na sessão desta segunda-feira (24), o projeto para a elevação e criação da 11ª Companhia Independente do Paraná, tendo como sede o município de Quedas do Iguaçu.

“Com a elevação a Cia poderá saltar de oito cidades para onze, onde a região terá um aumento significativo de policiais, saindo dos cerca de 40 do efetivo atual para mais de 80 profissionais, com mais viaturas e policiamento ostensivo voltado à diminuição dos atuais níveis de criminalidade e violência nos municípios de atuação da 2ª Cia”, destacou Poleze.

Com a criação da CIA Independente, Quedas do Iguaçu e municípios inseridos poderão contar com serviços inexistente de maneira constante e diuturna na sua área de atuação, como:

-ROTAM (Ronda Ostensiva de Tático Móvel);

-Patrulha Rural;

-Serviço de Inteligência (Agência Local de Inteligência);

-Equipes de Guardas e Escoltas de Presos;

-PROERD (Programa de Erradicação e Combate as Drogas);

-Equipe de Trânsito;

-Patrulha com Motocicletas;

-Bases Móveis Comunitárias;

-Patrulhamento a Pé.

EFETIVO DEFICITÁRIO

Atualmente 2ª Cia de Quedas conta com cerca de 60% do efetivo necessário. As distâncias longas entre os municípios e os Batalhões da região, com mais de 100 quilômetros impossibilita uma ação rápida no apoio em alguma ocorrência de maior grau.

A incapacidade temporária de respostas da Policia Militar tendo-se em vista que o efetivo e as viaturas disponíveis não são suficientes para prover um policiamento ostensivo voltado à diminuição dos atuais níveis de criminalidade e violência nos municípios de atuação da 2ª Cia.

“Temos bons exemplos a ser seguido como nos casos dos municípios de Cianorte, Irati, Ivaiporã e Arapongas que mudaram sensivelmente os índices de ocorrências e de segurança pública com a implantação da CIA Independente”, frisou.

MELHOR AMBIENTE DE TRABALHO

Outros pontos positivos da nova companhia é que haverá uma melhor adequação as normativas legais, no que se diz a carga horária trabalhada pelo Policial Militar, dando as condições para um bom desempenho na atividade de polícia, estabelecendo um novo regramento de escalas de serviços.

Os municípios que compõem atualmente a 2ª Cia: Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Catanduvas, Boa Vista de Aparecida, Ibema, Campo Bonito, Guaraniaçu e Diamante do Sul. Para uma população estimada em cerca de 120 mil habitantes.

“Com a elevação da referida 2ª Companhia da PM em estrutura da Companhia Independente de Policia Militar, consequente teremos o aumento no Quadro Organizacional e a recomposição deste, ocasionará o aumento do efetivo para policiamento ostensivo, melhor estrutura para o policiamento ostensivo e maior proximidade da Policia Militar com as administrações municipais e contribuirá para melhorar o atendimento à população inserida”, explicou o parlamentar.

Outro ponto destacado por Adilson Poleze é a 11ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, com sede em Quedas do Iguaçu, será possível além do aumento do efetivo policial, mais viaturas, materiais permanentes e uma cota exclusiva do Fundo Rotativo Estadual de Segurança Pública, que vai favorecer a gestão de recursos sem depender das demandas do 16º BPM de Cascavel, que está sobrecarregado, com tantos municípios na sua área de abrangência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook