quarta-feira, fevereiro 01, 2023

ORGANIZAÇÃO SÃO LUCAS:Impacto da Pandemia ao SUS – Cirurgias Eletivas e Crise Financeiras Reinventar Para Se Manter- Pós Pandemia

  


O Centro Médico Hospitalar São Lucas, inscrito no CNPJ sob nº 10.585.039/000-71, CNES 2742071, localizado na Rua Diogo Pinto, nº 1145, em Laranjeiras do Sul – PR, o qual completa 14 anos de filantropia, se destaca há mais de 5 anos com atendimento à rede materno infantil e presta serviços SUS para microrregião que conta com aproximadamente 83 mil habitantes e é referência na Microrregião onde foi o único credenciado da região para atender a Rede Mãe Paranaense conforme Edital de Chamamento nº 023/2017 SESA. 

Possuímos uma totalidade de 65 (sessenta e cinco) leitos, sendo que 58 (cinqüenta e oito) leitos é SUS, e destes, 14 (quatorze) e destinada à obstetrícia. A partir de 22 de março de 2017 o Hospital passou de 35 (trinta e cinco) partos realizados para 75 (setenta e cinco) partos realizados mês. 

São mais de 3 600 (três mil e seiscentos) parto no período de 05 anos.

Nossa Instituição é porta aberta para urgência e emergência e na Rede Materno Infantil onde sempre realizou atendimentos e procedimentos as gestantes do Alto Risco.

Contudo mesmo com o incentivo de 40% (quarenta por cento) não supre os gastos com os serviços hospitalares. A Instituição se adaptou com estrutura e profissional para atender risco intermediário desde então, cumprindo com as exigências do contrato. Desenvolvemos planejamento estratégico a fim de estabelecer diretrizes para o tratamento das dívidas e continuar o atendimento, apesar do déficit mensal. Desta forma, adotamos medidas corretivas e de contenção, ajustes, adaptações, renegociação de contratos e busca de aportes para equilíbrio financeiro, tão necessário para a continuidade da prestação de serviços á comunidade.

Ressaltamos que esta Instituição desde 27/11/2015, quando foi assinado à nova pactuação, nunca deixou de cumprir com as suas metas, realizando sempre cirurgias acima do pactuado, podendo assim evidenciar as cirurgias eletivas as quais tinham uma vasta fila de espera, devido à pausa em decorrência a pandemia.

Nossa Instituição e nossos colaboradores estão acostumados a enfrentar crises. Nenhuma, porém, como a atual. Onde atravessamos a pandemia com coragem e competência, fomos obrigados a nos reinventar. Passada a fase aguda do Covid, veio à tarefa de cuidar das seqüelas da pandemia. Este cenário, em 2022, foi agravado pela inflação de custos e, em particular, por um extraordinário aumento nos custos dos insumos hospitalares e medicamentos. Mas seguimos trabalhando com tabelas de remuneração fora da realidade e que, na maioria dos casos, não são reajustados há 15 anos.

Assim em 2022 a Instituição, contando com uma equipe de profissionais experientes e também com o apoio dos municípios, conseguimos dar inicio à realização de cirurgias eletivas, as que estavam estagnadas e expandindo as filas dia a dia devido à pandemia, suprindo também o déficit financeiro. Podemos ressaltar ainda que esta instituição realizou aproximadamente 300 cirurgias eletivas no decorrer do ano 2022, acima do pactuado.Esta parceria com os municípios teve como principal objetivo diminuir a fila de espera das cirurgias eletivas e fornecer atendimento resolutivo para os usuários do SUS, cumprindo assim o importante papel da Filantropia a este público que tanto necessitava.

Reportagem:Cesar Minotto / Isabelly Minotto

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul