segunda-feira, setembro 05, 2022

Assembleia no Acampamento Herdeiros da Terra reuniu centenas de pessoas



Assembleia no Acampamento Herdeiros da Terra reuniu centenas de pessoas

 “Além da grande participação da comunidade, Assembleia também contou  com a presença de delegação de autoridades que estavam à dois dias conhecendo in loco os assentamentos e acampamento de Rio Bonito do Iguaçu”

Mesmo com tempo fechado para chuva, a comunidade do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio lotou o saguão da Escola Itinerante Herdeiros do Saber para acompanhar uma  importante Assembleia Geral nessa sexta feira, a qual tratou sobre a regularização do acampamento.

Na ocasião compôs a mesa de autoridades: Cesar Augusto Bovino – Prefeito Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, Dr Fernando Prazeres – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Dr Augusto Guterres – Juiz de Direito de Curitiba e membro da Comissão de Conflitos Fundiários, Dr Paulo Dumont – Juiz da Comarca de Laranjeiras do Sul, Drª Claudia Erbano – Promotora Pública de Laranjeiras do Sul, Claudir Nowotny – pela Superintendência Geral de Dialogo e Integração Social, Gilberto Acorde de Souza – pela Coordenação do Acampamento, e Laureci Leal – pela Direção Nacional do MST,

Também estavam prestigiando a assembleia: Prof. Drª Ana Cristina Hammel – pela Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, Prof. Dr Regis Clemente – Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS,  Claudelei de Lima – MST/Quedas do Iguaçu, Adilson Polesi – Presidente da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, André Moreira – Vereador de Rio Bonito do Iguaçu, Marafiga e Dr Adriano – representando a Araupel.

Para iniciar as atividades foi preparada uma mística a qual emocionou todos os presentes.  Na sequência as autoridades fizeram o uso da palavra, e de maneira geral, além de saudar os presentes, agradeceram a recepção e parabenizaram pela organização e apresentações culturais.

O prefeito municipal Cesar Augusto destacou em sua fala a história dos primeiros acampamentos no município, desde o “Buraco”, que coincidiram com sua gestão. Segundo o prefeito, “esse momento é importante para mais gente contribuir nessa tarefa de se criar o assentamento”. Para além disso, se diz feliz em receber mais 2.000 (duas mil) famílias  no acampamento de Rio Bonito do Iguaçu, que estão gerando desenvolvimento local.

De acordo com o Desembargador Dr Fernando, que é também presidente da Comissão dos Conflitos Fundiários do Paraná “a visita dessa delegação tem por objetivo garantir o que diz a Constituição Brasileira, onde diz que nos casos de conflito pela terra, o juiz necessita conhecer o local.” Afirma ele, “Nós não temos lado, estamos aqui para buscar  a melhor solução entre os envolvidos, solução construída pelo diálogo.”

Já o Juiz da comarca de Laranjeiras do Sul, Dr Paulo, comenta que “este vem com o interesse profissional, para conhecer as condições de vida das pessoas, mas também com o interesse pessoal, por que essa realidade nos acrescenta muito, é uma experiência muito enriquecedora.”

Para o Dr Augusto Guterres, “para construir uma solução adequada para os problemas do país é importante conhecer a realidade. Esse é um momento importante para vocês, mas para nós também é, momento bastante enriquecedor.”

Laureci Leal, representando o MST, comentou que esse momento é muito importante, pois reunir esse conjunto de autoridades no acampamento é algo inédito. Para ele, “é preciso unir forças para resolver os problemas, buscando uma solução dialogada... os Sem Terra tem direito ao acesso a terra, está na Constituição Federal, artigo 5.  Por isso cabe ao Estado brasileiro realizar a reforma agrária.” Para Laureci, não há outro caminho a não ser legalizar esse assentamento, o quanto antes, e é isso que se espera das autoridades. E finaliza dizendo “Rio Bonito do Iguaçu é um município abençoado por ter aproximadamente 3.000 (três mil) famílias assentadas/acampadas, gerando emprego e movimentando o comércio local.”


Fonte:https://daclassejornal.blogspot.com/2022/09/assembleia-no-acampamento-herdeiros-da.html?m=0

Nenhum comentário: