ATENÇÃO SENHORES ELEITORES, COMEÇA A CAMPANHA ELEITORAL. A MAIS CURTA DESDE 1994, DESTACA GILMAR CARDOSO.
O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca que chegamos em agosto e agora faltam apenas dois meses para as eleições que decidirão os rumos do país pelos próximos quatro anos. As convenções encerram-se na sexta-feira, dia 5 e o prazo para registro vai até o próximo dia 15. No dia seguinte, 16, a campanha começa oficialmente nas ruas e na internet. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV tem início em 26 de agosto, dez dias depois.
Segundo Gilmar Cardoso a eleição de 2022 terá a campanha mais curta desde a de 1994. Com 1º turno em 2 de outubro, partidos e candidatos terão apenas 46 dias nas ruas e redes sociais para apresentação das propostas. Antes era o dobro do tempo, informa o advogado. Em 2006 foi 85 dias e entre 1994 e 2014, por exemplo, a campanha contava com um período de 90 dias.
Antes, o intervalo mais curto aconteceu na eleição de 2018, com 50 dias liberados para distribuição de santinhos, pedidos de votos e eventos oficiais de campanha. As mudanças na legislação eleitoral encurtaram a campanha e criaram a figura da pré-campanha, quando os políticos são chamados de pré-candidatos e na prática, não podem fazer pedidos explícitos de votos.
A pouco menos de dois meses do 1º turno das eleições de 2022, partidos e pré-candidatos se articulam para a eleição presidencial mais curta desde 1994. Neste ano, a campanha eleitoral será feita entre 16 de agosto e 1º de outubro, um período de 46 dias de ações nas ruas e internet.
Como na frase atribuída a Júlio César - Alea jacta Est - sinônimo de afirmação de irreversibilidade da decisão tomada sobre o que fazer, numa situação de grave perigo, afastada totalmente a possibilidade de voltar atrás. – A sorte está lançada! - concluiu o advogado Gilmar Cardoso ao pedir quee votemos todos com consciência e responsabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário